São José está entre as 14 melhores cidades do país em saneamento
Coleta seletiva abrange 100% da cidade e é referência - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

São José dos Campos foi premiada, nesta segunda-feira (5), como uma das 14 cidades do Brasil mais bem avaliadas, entre as com mais de 100 mil habitantes, nos indicadores de saneamento básico.

A honraria foi concedida pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e integra as ações do Ranking Abes de Universalização do Saneamento.

A solenidade foi realizada em São Paulo, onde o município recebeu placa em reconhecimento aos bons resultados obtidos pela cidade.

Indicadores

Para elaboração do ranking, foram avaliados cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação adequada de resíduos sólidos.

Em função da intrínseca relação entre saneamento básico e saúde, os resultados foram correlacionados às DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) de cada município. Como exemplos, cólera, febre tifóide e hepatite A, entre outras enfermidades.

Compõem o estudo 231 cidades com mais de 100 mil habitantes, incluindo 26 das 27 capitais, cujos dados foram fornecidos ao SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento). Já os dados de saúde foram obtidos através do DataSus, do Ministério da Saúde.

Os municípios melhor posicionados no ranking, como São José, apresentaram menores taxas de internações por DRSAI.

Pontuação

Dos 500 pontos possíveis, São José obteve 490,08, alcançando nota máxima (100 pontos) em coleta de lixo e destinação adequada de resíduos sólidos.

A cidade obteve ainda 99,96 em abastecimento de água, além de 96,12 em coleta de esgoto e 94 em tratamento de esgoto.

O Ranking Abes de Universalização do Saneamento é um dos mais novos instrumentos de avaliação do saneamento básico no país. A Abes,que tem sede no Rio de Janeiro, atua há 51 anos em prol da melhoria do saneamento básico e do meio ambiente dos municípios brasileiros.

Coleta de lixo

A boa colocação de São José no ranking nacional é reflexo das políticas públicas implementadas no município nos últimos anos e que foram intensificadas na atual Administração.

No ano passado, a coleta seletiva de lixo foi universalizada, chegando a 100% da zona urbana de todas as regiões da cidade.

A coleta de resíduos de São José conquistou a liderança no ranking das dez maiores cidades do Estado de São Paulo no quarto trimestre de 2017. A pesquisa foi feita pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

No início de 2017, quando começou a atual Gestão, a cidade era a última colocada no ranking de coleta de lixo. No terceiro trimestre, passou a ser a quarta colocada no ranking das dez maiores. No final do ano, a pontuação cresceu e passou a ser a maior do grupo dos 10 maiores municípios paulistas.

PEVs

São José é ainda referência para os outros municípios da região e do país através dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos), que dão oportunidade aos munícipes de realizarem o descarte correto de resíduos de entulho, resíduos verdes e materiais como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos e móveis, entre outros.

São 12 unidades instaladas em várias regiões da cidade. Outras 2 estão em implantação neste ano e funcionarão com um novo conceito de sustentabilidade.

A atual Administração realizou diversas melhorias nos PEVs.

Com a ampliação do horário de funcionamento para os domingos, medida adotada em novembro último, os munícipes agora podem levar os resíduos de entulhos às unidades todos os dias da semana, evitando o acúmulo dentro das residências.

Desde o início de 2017, os PEVs foram reestruturados, a gestão foi incrementada e o serviço e o atendimento à população foram aprimorados.

No trabalho de ampliação do combate ao descarte irregular de lixo, também foram fechados no ano passado 17 entulhódromos (locais de descarte irregular de lixo e entulhos) nas zonas sul, leste e sudeste.

Água e esgoto

Em razão da parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e dos investimentos nos últimos anos, São José é considerada atualmente a melhor saneada entre os municípios com mais de 600 mil habitantes do país.

De acordo com o Ranking do Saneamento 2017, do Instituto Trata Brasil, São José aparece em 3º lugar entre as 100 maiores cidades do país.

A cidade tem hoje 100% de água tratada, 97% de coleta e 99% de tratamento de esgoto.