Escolas municipais recebem 65 mil alunos nesta segunda
Atualizado em 06/02/2018 - 11:38
volta as aulas
Todas as escolas da rede municipal já receberam o material escolar e, ao longo da semana, irão distribuir aos alunos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Educação e Cidadania

As aulas na rede municipal de São José dos Campos começaram nesta segunda-feira (5). Aproximadamente 65 mil estudantes do ensino infantil, fundamental e de jovens e adultos iniciam mais um ano letivo em 156 escolas mantidas pela Prefeitura.

Todas as escolas da rede municipal já receberam o material escolar e, ao longo da semana, irão distribuir aos alunos. Os 21 itens que compõem o material escolar foram arrematados no pregão por R$1.780.714,95, por sete empresas vencedoras do processo de licitação.

O material escolar dos alunos da rede municipal é composto por 807.065 unidades de materiais diversos, como: caderno, minidicionário, régua, tesoura, apontador, caneta esferográfica azul e vermelha e apontador, entre outros.

Segundo a diretora Regina de Cássia Nogueira dos Santos, da Emef Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite, na região sul, o primeiro dia é marcado por animação. “Esperamos que este seja um ano de muito sucesso, em que os alunos consigam bons resultados. E com o material escolar novo já no primeiro dia eles chegam felizes e com mais vontade de estudar ainda, já chegam bem animados”.

Acolhida

A volta às aulas é repleta de expectativa positiva para estudantes, educadores e para a família dos alunos. Na Educação Infantil, o primeiro dia de aula é o dia de acolhida à família, em que as unidades abrem seus portões para que os pais fiquem com as crianças em fase de adaptação.

“A expectativa é muito boa, neste primeiro momento o nosso papel como professor é de acolher. Especialmente os alunos que vêm dos anos iniciais e começam ansiosos por causa das novidades. Eles chegam com muita energia e é um momento de expectativa e de emoção”, disse a professora de História e Geografia, Helena Maria dos Santos.

“A gente vem para o sexto ano e é um novo período, com coisas diferentes, muitas coisas novas. Eu gosto bastante da escola porque aqui posso aprender muito e fazer novas amizades”, contou a estudante Marina Marra Moncks de Oliveira, de 10 anos.

“Quero que este seja um ano muito bom, de paz e felicidade na nossa escola. E que a gente evolua, estou animado”, disse Matheus Henrique Amaro Farias da Silva, de 11 anos.

Campanha de Trânsito

Nesta segunda semana da Campanha Volta às Aulas, a equipe de agentes de trânsito e educadores estão nas portas das escolas para chamar a atenção de pais e alunos sobre a importância de atitudes responsáveis e do cumprimento das leis de trânsito. O objetivo é garantir o deslocamento em segurança.

Com o tema “Volta às Aulas com Segurança”, até a próxima sexta-feira (9), um total de 20 escolas, entre públicas e particulares, receberá a equipe de agentes de trânsito, assim como um grupo de atores, escalado para levar de forma lúdica, lições sobre o uso cadeirinha, travessia pela faixa de pedestre, cinto de segurança, entre outras.

Enquanto na porta das instituições os agentes orientam os responsáveis sobre regras importantes para preservar a organização e segurança dos alunos, dentro da escola, a informação é direcionada aos estudantes, que são recebidos com um show de boas-vindas. A apresentação conta com paródias de músicas conhecidas pela galerinha, onde os artistas “cantam” dicas de segurança, alertando a todos sobre a responsabilidade de cada um para evitar acidentes.

A Campanha teve início no último dia 29 e já abordou aproximadamente 2.000 pessoas da comunidade escolar, em diferentes regiões da cidade.

Em São José dos Campos, as ações educativas na porta das escolas são tradicionalmente realizadas no início do ano letivo e no retorno das aulas em agosto. A instituição que tiver interesse em receber a equipe pode solicitar pelo e-mail educamob@sjc.sp.gov.br.