São José lidera ranking de qualidade da saúde pública em SP
Atualizado em 05/02/2018 - 10:09
Hospital Municipal  Maternidade  23 01 2018
De acordo com a Prefeitura, o resultado positivo coincide com as melhorias implantadas no serviço público de saúde, entre elas a reforma da maternidade do Hospital Municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

São José dos Campos ocupa o primeiro lugar entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo no ranking de qualidade da saúde pública. A avaliação foi divulgada nesta sexta-feira (2), pelo Instituto Indisat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

A cidade foi a única a obter Grau Médio de Satisfação em Saúde Pública. Os demais municípios obtiveram Baixo Grau de Satisfação. A pesquisa foi realizada no 4º trimestre de 2017.

Após registrar índices abaixo de 500 pontos durante o ano, São José fechou 2017 com 578 pontos. As aprovações, que variaram de 14% a 20%, chegaram a 23% no último trimestre. Além das avaliações positivas, a satisfação com a Saúde se equilibrou em 37% de “regular” e 40% de “ruim” e “péssimo”.

São José se manteve na 2ª colocação durante os 1º, 2º e 3º trimestres do ano. Durante esses levantamentos, a 1ª colocada era São Bernardo do Campo. Agora, a atual líder do ranking deixou São Bernardo em 2º lugar da lista geral. Em seguida aparece Mauá, com 479 pontos.

De acordo com a Prefeitura, o resultado coincide com as melhorias implantadas no serviço público de saúde, sobretudo no segundo semestre de 2017. Entre os avanços na área, estão o programa UBS Resolve, implantado em 8 unidades no ano passado; o credenciamento das consultas da atenção básica, reduzindo o tempo de espera; a implantação do Hospital da Mulher, em parceria com o Hospital Antoninho da Rocha Marmo; a repactuação dos contratos com os prestadores de serviços, que possibilitou o aumento da oferta de exames, consultas e cirurgias, entre outros.

Ranking Indisat

1. São José dos Campos