Mecânica de bicicletas e barbearia são novas opções de curso na Fundhas
Atualizado em 02/02/2018 - 18:49
Bicicleta e Barbearia
O novo curso de mecânica de bicicletas acontecerá no Parque Industrial e vai oferecer 48 vagas - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Na próxima terça (6), 3.812 crianças e adolescentes atendidos pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) retornam às atividades, após período de férias. Todas as unidades estarão com uma programação diferenciada para receber os alunos.

Para os jovens, a Fundação apresenta dois novos cursos que vão ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os que têm entre 15 e 17 anos: mecânica de bicicletas e barbearia.

O curso de mecânica de bicicletas acontecerá no Parque Industrial e vai oferecer 48 vagas. Para atrair o interesse e despertar o espírito empreendedor, está em fase de finalização a montagem de uma oficina mecânica moderna, com equipamentos e estrutura diferenciados para oferecer o que há de mais atualizado no mercado das bikes. No início do curso o enfoque será nos conhecimentos teóricos.

As bicicletas que serão utilizadas no curso são resultado de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública e a Delegacia da Infância e Juventude de São José dos Campos. Elas haviam sido apreendidas e estavam nas delegacias e pátio de São José dos Campos, há mais de seis meses.

A Fundhas recebeu 120 bicicletas que serão utilizadas para as aulas práticas dos alunos. Do total de bicicletas doadas, 30% são passíveis de recuperação total e as demais serão desmontadas para compor o estoque de reposição de peças e customização.

O curso de barbearia acontecerá em unidades da zona sul (D. Bosco); zona norte (Aberto Rohde) e na zona leste (Eugênio de Melo). Um projeto-piloto desenvolvido em 2017 revelou amplo interesse dos jovens nesta área de atuação – o que motivou a criação do curso. Os jovens já têm à disposição, no eixo da estética, o curso de cabeleireiros.

No total, os adolescentes podem optar por mais de 15 cursos de iniciação profissional. Ao término, são encaminhados para as empresas parcerias, na condição de aprendizes. Atualmente esse número chega a 301 jovens.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×