Defesa Civil passa por treinamento de atendimento pré-hospitalar
Atualizado em 02/02/2018 - 17:19
Proteção ao Cidadão
Agentes e voluntários da Defesa Civil durante treinamento em novembro de 2017 - Foto: PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Um grupo de 18 voluntários da Defesa Civil de São José dos Campos participará de um treinamento de atendimento pré-hospitalar neste sábado (3) e domingo (4), em sua sede na Vila Industrial, na região leste do município.

O treinamento dará base aos voluntários para atendimentos emergenciais nas diversas situações, visando a preservação da vida até a chegada de profissionais de outros órgãos de socorro e emergência, como o Samu (Serviço Móvel de Urgência).

As atividades serão ministradas por um instrutor e voluntário do próprio órgão e terá 16 horas de duração.

Nos dois dias serão repassadas informações sobre como estabilizar ou imobilizar a vítima e removê-la o mais rápido possível com segurança, independentemente das situações encontradas na ocorrência. Os voluntários serão orientados para evitar o agravamento de lesões causadas pelo acidente e manter a vítima viva até a chegada do socorro.

A Defesa Civil recomendou aos participantes para levarem roupas no segundo dia do treinamento, calça de material resistente, sapato fechado, camisa de manga comprida, além de equipamentos como cabo e reservatório de água.

“O participante deve estar preparado para diversas atividades práticas e simulados que irão exigir aptidão física. Recomendo ainda dormir bem na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas e se alimentar corretamente, principalmente no café da manhã”, disse o instrutor Fabiano Corrêa Batista, voluntário desde 2006.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×