Alunos voltam às aulas com novo material escolar
Atualizado em 02/02/2018 - 19:17
Volta as Aulas Colegio Júlio Maria Rua Olivo Gomes 310 Zona Norte
Volta às aulas terá campanha de conscientização para a segurança no trânsito, na porta das escolas - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

As aulas na rede municipal de São José dos Campos terão início nesta segunda-feira (5), quando aproximadamente 65 mil estudantes do ensino infantil, fundamental e de jovens e adultos do EJA começam o ano letivo nas 156 escolas e creches.

Na primeira semana de aula, a Secretaria de Educação e Cidadania deverá entregar o material escolar para todos os alunos da rede. Os 21 itens que compõem o material escolar dos alunos foram arrematados no pregão por R$1.780.714,95, por sete empresas vencedoras do processo de licitação. A compra realizada por item traz benefícios para o município. Feito com planejamento e antecedência, permite preços mais competitivos para os produtos da mesma qualidade.

O material escolar dos alunos da rede municipal é composto por 807.065 unidades de materiais diversos, como: caderno, minidicionário, régua, tesoura, apontador, caneta esferográfica azul e vermelha e apontador, entre outros.
Além disso, 10 escolas vão receber aparelhos climatizadores para maior conforto dos estudantes e funcionários em sala de aula.

Reforço na Educação

As crianças passarão a contar com o apoio de um segundo professor nas séries de alfabetização. Esse profissional irá auxiliar os professores, dando o suporte necessário nas aulas e atividades. Cada escola contará com um professor extra.

Segurança no trânsito

Na segunda semana da Operação Volta às Aulas, coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, os educadores e agentes de trânsito estarão orientando, nesta segunda-feira, professores, pais e alunos nas Emef Professora Sonia Maria Pereira da Silva, a partir das 7 horas, e Emef Professora Sonia Maria Pereira da Silva, às 12h30, ambas no Novo Horizonte, na região leste da cidade.

Com o tema “Volta às Aulas com Segurança”, um grupo de atores apresentará paródias para ressaltar os cuidados que todos devemos ter em trânsito. Serão abordados temas como travessia segura, o uso adequado das cadeirinhas, os riscos da utilização do celular no trânsito, embarque e desembarque dos alunos, assim como o respeito à proibição da parada em fila dupla.

O objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas sobre a importância de atitudes responsáveis e do cumprimento das leis de trânsito para que todos possam se deslocar em segurança.