Aluno do Cephas participa de seletiva para integrar a equipe brasileira de boxe
Atualizado em 02/02/2018 - 18:53
Aluno lutador de boxe
O Aluno Gabriel Joás Sanches do curso de mecânica industrial do Cephas promessa do boxe - Foto: PMSJC

Luiz Fischer
Fundhas

O aluno Gabriel Joás Sanches, 17 anos, do curso de Mecânica Industrial do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), vai participar neste mês de fevereiro da seletiva para disputar os jogos olímpicos de verão em abril nos Estados Unidos, do campeonato intercontinental no Chile no mês de outubro e do campeonato mundial da categoria em Buenos Aires, com data ainda a ser definida. Se aprovado na seletiva, ele representará o Brasil nestes três campeonatos neste ano de 2018.

O coordenador e treinador de boxe do poliesportivo, Adilson Araújo, afirma que o atleta é determinado e reconhece em Gabriel um grande talento para a modalidade. O atleta treina diariamente três horas no poliesportivo, já que é um atleta de alto rendimento, e ainda estuda em dois períodos, de manhã no Cephas e à noite no terceiro ano do ensino médio na escola estadual Malba Thereza Ferraz Campaner.

O apoio da família

Filho de motorista de caminhão e de administradora de empresa, caçula de três filhos, Gabriel afirma que o apoio da família faz toda a diferença em sua vida. “Tenho que conciliar o esporte com os estudos, pois pretendo seguir também carreira de mecânico e fazer Engenharia. Meu pai e minha família são meus grandes apoiadores", afirmou Gabriel.

O atleta, morador da região sul, aproveitou a oportunidade oferecida pelo programa Atleta Cidadão, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, e iniciou as aulas há seis anos, no poliesportivo do Campo dos Alemães.

O interesse pela mecânica vem de pequeno, quando ajudava o pai a arrumar carros. Já o gosto pela educação física também nasceu com apoio do pai para o esporte. “Meu pai, que já foi lutador de boxe, brincava comigo e sempre foi o meu grande incentivador, virei atleta e por isso quero me formar em duas faculdades”, disse.

Títulos conquistados

- Bicampeão do torneiro galo de ouro infantil em 2013 1 2014, aos 12 anos,

- Campeão do campeonato paulista kid Jofre em 2015

- Campeão paulista cinco vezes (2012,2013,2014,2015 e 2017)

- Vice-campeão paulista em 2016

- Campeão brasileiro na categoria 57 quilos, em 2017, no campeonato que aconteceu entre 18 a 24 de setembro em Cuiabá MT.

Sobre o programa Atleta Cidadão

O Programa é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. O Atleta Cidadão é mantido pela Prefeitura e tem como objetivos preparar atletas para as categorias de base de diversas modalidades, além de auxiliar na formação dos jovens para a sociedade.

O Cephas

O Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos técnicos de nível médio. A instituição educacional é mantida pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), da Prefeitura de São José dos Campos, não tem fins lucrativos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar.