Evento de integração reúne 300 novos professores e 500 gestores
Atualizado em 01/02/2018 - 18:51
Integração dos Novos Professores 01-02-2018
O evento teve por objetivo acolher e integrar os novos profissionais, além de marcar o início do ano letivo de 2018 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (1º) a integração de novos professores efetivos e gestores da educação. O evento aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador) e contou com cerca de 800 educadores.

Os cerca de 300 professores efetivados recentemente pelo concurso público participaram do evento que teve por objetivo acolher e integrar, além de marcar o início do ano letivo de 2018. Além deles, cerca de 500 gestores das escolas do município também se reuniram para trocar experiências.

“Estou muito animada. Sempre quis ingressar na rede de ensino da Prefeitura. Vou trabalhar no Campo dos Alemães”, afirmou a professora Emily Medina.

O professor de história Celso Luis Terzetti considerou a integração muito importante para acolhimento de tantos professores que estão sendo contratos pela Prefeitura. “Estou ansioso para iniciar minhas atividades”, disse.

Adriana Denartino disse estar pronta para os novos desafios que se estabelecem a partir de agora com o início da carreira de professora na Prefeitura. “Vou trabalhar de Professor 1 na escola do Parque Santos Dumont e estou muito motivada para isto”, afirmou.

Inovação

O evento também marcou o início da parceria entre a Prefeitura e a Associação Nova Escola, que vai contribuir com os planos de aula dos educadores.

Por meio desta parceria, os professores terão acesso aos planos de aula alinhados com a Base Nacional Comum Curricular por uma plataforma digital personalizada. A ferramenta inovadora oferece conteúdos como atividades dinâmicas para salas de aula, guias de aula para professores, textos formativos, entre outros.

Estagiários
A Prefeitura também realizou nesta quinta-feira (1º), no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora ), um seminário para cerca de 350 estagiários em pedagogia, recém-contratados.  O seminário abordou a questão sobre a educação inclusiva e foi ministrado por profissionais do Ciee (Centro Integração Empresa-Escola) e do Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo). O seminário tem continuidade nessa sexta-feira (2) para um outro grupo de estagiários de pedagogia. O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças.

Preparação

Um total de 20 escolas receberam, durante as férias, serviços de pintura e reforma para que os alunos encontrem um ambiente escolar bem conservado e limpo no início deste ano letivo, contribuindo para o bom desenvolvimento das atividades.  Cerca de 65 mil alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às 156 escolas e creches da Prefeitura a partir da próxima segunda-feira (5).

Na primeira semana de aula, a Secretaria de Educação e Cidadania deverá entregar o material escolar para todos os alunos da rede. Além disso, 10 escolas vão receber aparelhos climatizadores para maior conforto dos estudantes e funcionários em sala de aula.

Reforço na Educação

As crianças passarão a contar com o apoio de um segundo professor nas séries de alfabetização. Esse profissional irá auxiliar os professores, dando o suporte necessário nas aulas e atividades. Cada escola contará com um professor extra.

Nova Unidade

A nova creche do bairro Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José, tem previsão de ser entregue à comunidade neste mês de fevereiro. A unidade está sendo preparada para acolher cerca de 800 crianças de 0 a 5 anos.