Revitalizações, reaberturas e criação de unidades esportivas beneficiaram a população
Atualizado em 30/12/2018 - 16:21
Ginásio Delmar Buffulin. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 16-10-2018
Ginásio Delmar Buffulin, abandonado em 2016, foi entregue à população; segunda fase da obra prevê vestiários - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Revitalização, reinauguração e criação de nova unidade esportiva. Em 2018, a Prefeitura de São José dos Campos investiu forte nos próprios esportivos municipais para o desenvolvimento de atividades, tanto para a população em geral, quanto para integrantes das categorias de base do programa Atleta Cidadão e equipes apoiadas no Alto Rendimento.

A Administração realizou serviços de manutenção, reformas, reparos estruturais e concluiu obras inacabadas em 30 locais, incluindo centros poliesportivos e esportivos, centros comunitários e ginásios de esportes, em todas as regiões da cidade.

Só neste ano, entre janeiro e outubro, foram 186.641 atendimentos nas unidades esportivas, por meio de aulas regulares gratuitas e monitorias. A maioria dos alunos das escolinhas de esporte é de crianças de 3 a 15 anos.

As maiores ações estão sendo feitas nos poliesportivos Jardim Cerejeiras, Altos de Santana, Campo dos Alemães e no Parque Ecológico Sergio Sobral de Oliveira, beneficiando moradores das zonas leste, norte e sul. Por meio de licitação, a Prefeitura investiu quase R$ 5 milhões nas unidades.

No parque ecológico, além da manutenção na quadra poliesportiva, academia ao ar livre e campo de futebol, está sendo realizado também a colocação de grades e a construção de uma portaria. De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o local se transformará num centro poliesportivo enquadrado nos padrões dos já existentes, com maior estrutura e segurança permanente.

Qualidade nas aulas

Fora os centros poliesportivos em revitalização, outros 25 locais gerenciados pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida receberam pontos de internet serviços básicos de manutenção (pintura de quadras, conserto de encanamentos, instalação de nova iluminação).

Bons exemplos são o Centro Esportivo Jardim Morumbi e o Salão Comunitário Residencial União, que se tornaram referência na região sul com relação ao conforto e segurança da prática desportiva. O Poliesportivo Vila Tesouro também se tornou uma unidade destaque devido à piscina, sempre limpa, com pH correto e vestiários organizados.

Neste ano, os munícipes que fazem aula de natação na unidade e em mais 7 locais foram contemplados com plataformas de saída na borda da piscina. O equipamento melhora a qualidade das aulas, ajudando no desenvolvimento e treinamento dos alunos para competições como os Jogos Intercentros.

Gilson Friggi, que pratica o nado na Vila Tesouro, aprovou a instalação dos equipamentos. No ano passado, ele precisou treinar saída para o nado costas, de olho nos Jogos Intercentros, e para não ficar em desvantagem teve que se deslocar para o Centro Esportivo Eugênio de Melo, que já contava com a plataforma.

“Isso foi uma ótima aquisição, foi excelente. Para quem estava brigando (pelas plataformas), no bom sentido, desde 2017, foi ótimo”, disse Gilson Friggi.

Os outros espaços públicos que receberam as plataformas foram o Poliesportivo São Judas Tadeu, os centros esportivos Jardim Morumbi, Vila Letônia e Vila Maria, o Centro Comunitário Alto da Ponte e as piscinas do Parque Industrial e do Jardim Satélite – estes últimos dentro das EMEFs Maria de Melo e Mercedes Carnevalli Klein.

Recuperando o patrimônio

Com as obras paradas desde 2016, por abandono da construtora responsável, o Ginásio Delmar Buffulin, no Parque Industrial, na zona sul, foi entregue pela Prefeitura em junho deste ano. Em 2017, a Prefeitura concluiu os trabalhos, mas o projeto original não contemplava a construção de vestiários e nem de banheiros.

“A quadra está ótima e a maioria aprova, é uma quadra nova, linda. Estamos esperando o prédio ao lado com o vestiário. Entregaram uma planta do vestiário que seria construído”, afirmou Robson Oliveira, conselheiro da Sociedade Amigos de Bairro (SAB) do Parque Industrial.

Agora, o local passa por nova obra para construção de vestiários e banheiros (sendo um adaptado a pessoas com deficiência), que terão chuveiros e armários. Haverá também área administrativa e de depósito.

A população espera que ao final da adequação, o Delmar Buffulin seja referência de espaço esportivo na cidade. “É (uma quadra) 40m x 20m, a maior quadra que temos aqui, piso excelente. Vai ficar a melhor quadra de São José, está num lugar muito bom”, disse Robson.

As instalações do Delmar Buffulin ocupam uma área de 1.340 metros quadrados. O espaço conta com quadra poliesportiva coberta e arquibancada com capacidade para mais de 220 lugares. Atualmente, acontecem no local aulas de basquete, vôlei, futsal e ginástica para a 3ª idade.

Horários – Ano Novo

Unidades esportivas + Parques Alberto Simões e Ribeirão Vermelho