Bikes compartilhadas asseguram lazer e saúde para joseenses e visitantes
Atualizado em 30/12/2018 - 16:15
Bikes Compartilhadas  30 12 2018
As bikes compartilhadas são uma das principais atrações de São José, tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Mobilidade Urbana

Que tal um passeio agradável com a família e os amigos, enquanto curte o feriado prolongado de Réveillon, as férias escolares e os lindos dias de sol?

Para quem decidiu passar a virada do ano em São José dos Campos, uma das melhores opções de lazer é sair pedalando pela cidade com as bikes compartilhadas do programa BikeSanja, que já se incorporou à rotina dos munícipes e turistas.

O sucesso da novidade implementada pela Prefeitura não é por acaso. Afinal, o BikeSanja une tecnologia de ponta, respeito ao meio ambiente, mobilidade urbana ampliada, qualidade de vida e saúde. Tudo ao mesmo tempo em um único sistema.

Neste sábado (29) e domingo (30), amigos e famílias inteiras utilizaram as bikes para fazer atividade físicas, curtir as belezas da cidade e relaxar.

Passeio com os amigos

É o caso das amigas Talita Carvalho, 20 anos, e Leda Alvim, 18 anos, ambas estudantes e moradoras da Vila Ema, na região central.

“É a primeira vez que estou usando as bikes compartilhadas e tenho certeza de que vai ser muito legal. Estou muita animada para este passeio. É uma forma saudável de se divertir, praticar exercício físico e ainda ajudar a cidade a ter mais sustentabilidade ambiental”, afirmou Leda.

“Já tinha andado nas bikes compartilhadas e é sempre um passeio muito agradável, ainda mais agora com a minha amiga Leda. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. É uma forma barata e fácil de se movimentar e se deslocar curtindo as belezas de São José”, disse Talita.

BikeSanja

São José dos Campos já conta com 500 bikes compartilhadas que podem ser utilizadas tanto para o lazer quanto para complementar os trajetos diários.

O sistema, que entrou em operação em outubro último, foi ampliado neste mês de dezembro com o ingresso no programa da Yellow, última empresa a se credenciar no município.

As novas bikes reforçaram a área de abrangência que vai do Parque da Cidade, na região norte, até o bairro Jardim Aquarius, na região oeste.

Há pouco mais de dois meses à disposição na cidade, as bicicletas compartilhadas já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

As empresas que prestam esse serviço são a Serttel e a Yellow, credenciadas pela Prefeitura.

Ambas as empresas, Serttel (Samba) e Yellow, operam em sistema de dockless (sem estação para retirada e devolução).