Papai Noel sai de férias mas deixa recado em ação da Lei Seca
Atualizado em 30/12/2018 - 15:50
fotos sem pasta
Papai Noel se despediu do programa Lei Seca, mas deixou um recado para um fim de ano tranquilo e sem acidentes: nunca dirija depois de beber - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O bom velhinho se despediu do programa Lei Seca neste fim de semana, mas deixou um recado bem especial aos frequentadores de bares  de São José dos Campos. Nunca dirigir depois de beber foi a dica do personagem para um fim de ano tranquilo e sem acidentes. A ocasião encerrou a série de ações  educativas com o tema álcool e direção realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos em 2018. Quase 400  pessoas foram abordadas.

A ação contou com um  grupo, composto por três atores caracterizados com personagens de Natal, porém, ao contrário da abordagem feita na véspera de Natal, desta vez o Papai Noel não trouxe um saco de cheio de presentes, mas uma prancha de surfe, chamando a atenção de todos que estavam dentro dos bares. O trio conversou com as pessoas, tirou fotos e reforçou a mensagem do programa Lei Seca #PorMaisSorrisos Nunca dirija depois de beber.

No final os personagens ainda entregaram uma chave de carro simbólica do programa Lei Seca parabenizando aqueles que respeitaram as leis de trânsito durante o ano.

#Por mais Sorrisos

Com o slogan “Por mais Sorrisos”, o programa Lei Seca abordou mais de 9.000 pessoas em 100 ações realizadas em 2018.

O destaque do programa neste ano foi as ações realizadas durante da Copa do Mundo, quando as seleções masculina e feminina de futebol foram aos bares para orientar as pessoas sobre os riscos do consumo de bebidas alcóolicas e direção, especialmente nos dias em que o Brasil jogou, quando as comemorações costumam ser mais intensas.

Além das abordagens nos bares ao longo da Copa, também foram realizadas 29 blitze, sempre após os jogos da Seleção Brasileira, em vários pontos da cidade. Quase 2.100 pessoas foram abordadas pelas polícias militar, civil, rodoviária estadual e rodoviária federal; Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Guarda Civil Municipal, além dos agentes de trânsito.

Neste período, o município registrou menos acidentes de trânsito pelas ruas e avenidas da cidade, se comparado com o mesmo período da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O levantamento é baseado nos registros de acidentes atendidos pelos agentes de trânsito da Prefeitura. Foram 51% menos ocorrências que em 2014.