Fundação Cultural quer ampliar trabalho de pesquisa do Programa Memórias
Atualizado em 31/12/2018 - 07:52
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Morador visita exposição do Programa Memórias, montada na CC Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo quer ampliar, em 2019, o trabalho de pesquisa do Programa Memórias, que envolve, atualmente, moradores de quatro bairros da cidade (Parque Novo Horizonte, Santana, Vila Tesouro e Bosque dos Eucaliptos) e do distrito de Eugênio de Melo. O programa é desenvolvido por meio das casas de cultura existentes nestes locais, sob coordenação da área de Patrimônio Histórico da instituição.   

O Programa Memórias busca identificar, por meio das histórias e lembranças dos moradores, as referências culturais constituídas durante a formação dos bairros. As casas de cultura, neste caso, funcionam como um espaço aglutinador dessas memórias, viabilizando a expressão e o compartilhamento das vivências e sentidos dos moradores, bem como a valorização de seu patrimônio cultural.

Com a realização das atividades e exposições realizadas nas casas de cultura, além da divulgação sobre o programa, a Fundação Cultural acredita que haverá uma participação maior dos moradores em 2019. Os interessados em contribuir com o programa podem procurar uma das casas de cultura existentes nestes bairros e no distrito.

Desde sua implantação, em 2010, o programa já reuniu, em exposições, mais de 1.400 itens de acervo, entre fotos, documentos, depoimentos, publicações de jornais e revistas, cedidos pelos moradores. As exposições, realizadas nas casas de cultura, têm como objetivo disseminar o programa e integrar a comunidade dos bairros envolvidos. Em 2018 foram realizadas 15 exposições.

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×