Parcerias proporcionam atividades diferenciadas para mais de 2 mil alunos da Fundhas
Atualizado em 26/12/2018 - 11:04
Fotos ilustrativas Fundhas Dom Bosco Criança
Com trabalhos pedagógicos elaborados por profissionais da fundação, essas parcerias públicas ou privadas oferecem serviços nas áreas de cultura, saúde, esporte e lazer - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Fundhas

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em parceria com instituições, atendeu mais de 2.000 alunos de 6 a 14 anos neste anos de 2018. Com trabalhos pedagógicos elaborados por profissionais da fundação, essas parcerias públicas e privadas oferecem serviços do município nas áreas de cultura, saúde, esporte e lazer. Entre as instituições colaboradoras da Fundhas estão a Secretaria de Esportes, com o Programa Atleta Cidadão; Clube Lions, pelo programa Lions Quest; Fundação Cultural Cassiano Ricardo; Secretaria de Apoio ao Cidadão; entre outras. Essas parcerias são estabelecidas por meio de convênios e/ou termos de cooperação conforme diretrizes legais. 

De acordo com os técnicos da Deca (Diretoria Especializada em criança e Adolescente), as parcerias colaboram para as ações socioeducativas da Fundhas com a formação integral e a emancipação social das crianças e adolescentes.

Instituições e serviços:

Secretaria de Esportes – Programa Atleta Cidadão

Projeto “Jogo de Damas” nas Unidades da Fundhas -- O jogo de damas, no contexto da educação, está sendo cada vez mais utilizado por auxiliar significativamente o desenvolvimento de características do pensamento cognitivo (abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução) e por ser considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos, além de contribuir para o desenvolvimento de qualidades psíquicas e físicas.

Clube Lions - Lions Quest

O Programa Lions Quest é desenvolvido na Fundhas pelos profissionais da área de conhecimento da Promoção da Saúde e Cidadania, nas Unidades da Divisão Regional 1 e 2. O  programa Lions Quest enriquece a proposta socioeducativa da Fundhas, auxiliando para o alcance do objetivo fim da instituição, que é contribuir na formação integral e na emancipação social das crianças e adolescentes atendidos, na medida em que proporciona oportunidades para que as crianças e adolescentes aprendam habilidades emocionais e sociais essenciais necessárias para levar uma vida saudável e produtiva, assim como a prática da boa cidadania.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A FCCR permitiu à Fundhas ofertar às crianças e aos adolescentes uma maior diversidade de atividades relacionadas às artes, ampliando o repertório sociocultural de nossos atendidos e contribuindo com sua formação integral.

Secretaria de Apoio ao Cidadão

Através do serviço do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), houve a participação de muitos educadores da FCCR nas unidades Petrobrás e Leste, desenvolvendo oficinas semanais das mais diversas linguagens artísticas e contribuindo para ampliação do repertório sociocultural das crianças e adolescentes.

Entidades Parceiras em 2018

Lions Quest 

Desenvolvido no ano de 2018 nas unidades Sede, Alto da Ponte, Leste, Embraer, Centro, Dom Pedro, Petrobrás e Eugênio de Melo, totalizando 287 adolescentes participantes do Programa.

Secretaria de Apoio ao Cidadão

Unidades Leste, Jorge Alegre e Petrobrás, com Oficinas de Música, Multimídia, Música, Teatro, Dança, Contação de Histórias e Brinquedos e Brincadeiras, Silk, HipHop, Artesanato e Palestras sobre Prevenção ao Suicídio, Prevenção ao Trabalho Infantil e Prevenção ao Uso de Drogas.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo 

Unidades Sede, Eugênio de Melo, Monsanto, Centro, Dom Bosco Criança, Embraer, Dom Pedro e Alto da Ponte, com Oficinas de HQ, Construção de Brinquedos, Capoeira, Danças Folclóricas, Maracatu, Teatro Infantil, Vídeo e Musicalização.

Secretaria de Esporte/Atleta Cidadão

Atividade de experimentação no jogo de damas desenvolvida nas unidades Sede, Centro, Monsanto, Dom Pedro, Dom Bosco Criança, Jardim Paulista e Petrobrás.

 Jovem Aprendiz

Neste ano de 2108, a Fundhas atendeu 622 Jovens Aprendiz e atualmente são 37 empresas parceiras dentro do Programa Jovem Aprendiz.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×