São José amplia sistema e chega a 500 bikes compartilhadas
Atualizado em 26/12/2018 - 15:27
Bikes compartilhadas  01 12 2018
Há pouco mais de dois meses à disposição na cidade, as bicicletas compartilhadas já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos já conta com 500 bikes compartilhadas que podem ser utilizadas tanto para o lazer quanto para complementar os trajetos diários. Nesta semana, foram disponibilizadas 50 bicicletas dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), aumentando ainda mais as opções para quem escolhe circular pela cidade pedalando.

A utilização das bicicletas disponíveis na área interna do DCTA segue o mesmo critério das opções espalhadas pela cidade, ou seja, o usuário pode destravar o equipamento e deixar em locais adequados das vias urbanas. Da mesma forma, uma bike retirada na região central poderá ser entregue na área interna do órgão federal.

A ampliação partiu da Yellow, última empresa a se credenciar no município. As novas bikes vão reforçar a área de abrangência que vai do Parque da Cidade, na região norte, até o bairro Jardim Aquarius, na região oeste.

Há pouco mais de dois meses à disposição na cidade, as bicicletas compartilhadas já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. As empresas que prestam esse serviço são a Serttel e a Yellow, credenciadas pela Prefeitura.

Ambas as empresas, Serttel (Samba) e Yellow, operam em sistema de dockless (sem estação para retirada e devolução). Com duas operadoras na cidade, os usuários deverão ficar atentos à identificação (nome) nas bicicletas. Para utilizar as bikes da Serttel, o usuário deverá utilizar o app “Mobilicidade”. No caso da Yellow, o app traz o nome da própria empresa. Ambos estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

BikeSanja

O sistema de bicicletas compartilhadas integra o programa BikeSanja que contempla ainda a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso consciente e seguro do modal.