Prefeitura cumpre meta de entregar 20 UBS’s Resolve em 2018
Atualizado em 20/12/2018 - 15:43
Entrega da Ubs Resolve Jardim Telespark na região norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-12-2018
A UBS do Jardim Telespark foi reformada e agora também trabalha no conceito do programa UBS Resolve: facilidade para os munícipes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos planeja entregar mais 12 unidades básicas de saúde em 2019 no conceito do programa UBS Resolve. Até o final desta Administração, todas as 40 UBS’s serão reformadas, farão coleta de sangue no local e atenderão com protocolos clínicos que permitem uma maior resolutividade nos atendimentos clínicos.

A próxima será a UBS do Jardim Satélite, na região sul da cidade, uma das maiores da rede, no final de janeiro. Em fevereiro, a previsão é entregar a UBS do Vista Verde, na região leste. Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura cumpriu a meta de entregar a 20ª unidade reformada, localizada no Jardim Telespark, região norte.

Em 19 unidades onde o programa já está presente, mais de 100 mil pacientes já coletaram sangue para a realização de exames dentro das UBS’s. Isso gerou 852.577 procedimentos diferentes.

A coleta de exame na própria UBS é uma das novidades do programa, como atestaram nesta quinta-feira (20) as pacientes Aline Aparecida Pedro da Silva, moradora do Bairro Vila Dirce, e Rita de Cássia de Oliveira, do Jardim Minas Gerais, que foram as primeiras a coletar sangue na UBS do Jardim Telespark.

“Estou achando muito bom ser por aqui do lado de casa, é bem mais prático”, disse Rita. “Pra gente que mora perto e não precisa ir ao centro, vai ajudar muito. A Prefeitura está de parabéns”, completou Aline.

Além da realização de coleta de sangue e a adoção de novos protocolos clínicos, todas as UBS’s passam por pequenas reformas, que incluem a aproximação da sala da gerência à recepção, troca de mobiliário antigo ou danificado e pintura do prédio.

No Jardim Telespark, são 15 mil pacientes cadastrados dos bairros Jaguari, Jaguariúna, Vila Dirce, Vila Sinhá, Jardim Guimarães, Represa, Vila Unidos e Jardim Telespark. O quadro de servidores é composto por 3 clínicos gerais, 3 pediatras, 1 ginecologista, 2 dentistas, 1 nutricionista, além de profissionais administrativos.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)