Fundação Cultural credencia interessados para Programa de Voluntariado
Atualizado em 20/12/2018 - 11:35
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada da sede da Fundação Cultural, localizada no Parque da Cidade, em Santana - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está credenciando pessoas interessadas em participar, em 2019, do Programa de Voluntariado, implantado recentemente pela instituição. A inscrição deve ser feita pelo site da instituição até o dia 28 de fevereiro. A íntegra do programa pode ser consultada no edital disponível no site. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos, e executarão os serviços (veja abaixo) na sede da Fundação Cultural, nas casas de cultura, museus, patrimônios históricos, Arquivo Público do Município e outros espaços culturais gerenciados pela instituição. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular e entrevista com o responsável pela área requisitante do serviço.

O serviço voluntário não é remunerado e poderá ser realizado até três vezes por semana (não podendo ultrapassar a jornada de 12 horas), em dias e horários a serem definidos no Termo de Adesão que será formalizado com a Fundação Cultural. O serviço só será permitido no horário de expediente do local onde for realizado.

O programa em questão segue orientação do Decreto 17.731, da Prefeitura de São José dos Campos, que regulamenta a prestação de serviço voluntário, prevista na Lei Municipal 5.891, de 17 de julho de 2001.

Os serviços voluntários, de acordo com o edital, podem ser:

- Ministrar cursos, palestras, seminários e oficinas para empregados, alunos da rede escolar, munícipes, usuários de equipamentos culturais da Fundação Cultural e de credenciados

- Colaborar para a produção das atividades culturais realizadas pela Fundação Cultural, tais como festivais, espetáculos e eventos

- Implementar ações educacionais e artístico-culturais nos equipamentos culturais da Fundação Cultural

- Realizar atividades intelectuais nas áreas artístico-cultural e administrativa

- Realizar serviços técnicos-administrativos

- Realizar ações de serviço social

- Auxiliar na organização de acervo histórico

- Auxiliar nas atividades técnicas do Arquivo Público do Município e museus

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana