Fundação Cultural abre inscrição para projetos que visam utilizar o FMC
Atualizado em 20/12/2018 - 11:05
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Inscrição deve ser feita pelo site da Fundação Cultural, onde as fichas já estão disponíveis juntamente com os editais - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Já estão disponíveis no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo as fichas de inscrição para projetos culturais, que visam utilizar o Fundo Municipal de Cultura (FMC) em 2019. Os interessados podem se inscrever em nove áreas diferentes (cinco novas). O prazo de inscrição vai até 15 de fevereiro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 5 de abril de 2019, também pelo site da instituição.

A Fundação Cultural estima beneficiar cerca de 34 projetos culturais com os recursos do FMC, que devem chegar a R$ 1,4 milhão. No ano passado, o investimento foi de R$ 1,3 milhão, com 33 projetos atendidos. Os editais com todas as informações de cada área também já estão disponíveis no site da instituição.

Além de Criação e Temporada (circo, dança, música e teatro), Primeiras Obras, Criação e Publicação Literária, Temporada Artística em Espaços Independentes, em 2019 serão atendidas cinco novas áreas: Arquitetura e Design, Artes de Rua, Interartes, Audiovisual e Apoio a Grupos e Manifestações de Cultura Popular.

Principais Alterações

Os editais sofreram algumas alterações para 2019, visando facilitar a inscrição de novos projetos e oferecer mais credibilidade ao processo. No edital de Criação e Publicação Literária, por exemplo, as obras, agora, precisam ser inéditas e já estarem prontas para avaliação.

Outras mudanças importantes:

- Possibilidade de reapresentação de projetos de mostras e festivais, desde que o conteúdo seja diverso do projeto anterior

- Proponente pode participar de outros projetos, nas condições previstas para outros profissionais

- Currículos e portfólios não precisam mais ser apresentados com a documentação obrigatória

- A documentação só será analisada na contratação

- Documentação de contrato passa a ser presencial

 

Assim como a Lei de Incentivo à Cultura (LIF), que também está com inscrição aberta, o FMC é um mecanismo de fomento e financiamento público de projetos artístico-culturais, beneficiando artistas, grupos, coletivos ou outras instituições e empresas que atuam na área.

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7338


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×