137 jovens do Cephas começam o ano no com carteira assinada
Atualizado em 20/12/2018 - 14:23
carteira assinada
Jovem, com idades entre 17 a 20 anos, começarão o ano novo assumindo funções como aprendizes a partir do dia 3 de janeiro - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Quem gostaria de receber a notícia de que 2019 será diferente, com um emprego novo e carteira assinada? Esse foi o presente de Natal para 137 jovens da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), com idades entre 17 a 20 anos, que começarão o ano novo assumindo funções como aprendizes a partir do dia 3 de janeiro.

As vagas foram disponibilizadas em 26 das 40 empresas parceiras. As líderes de contratação foram Johnson & Johnson, Embraer, TI Brasil e Leroy Merlin. Os jovens exercerão funções nas áreas administrativa, almoxarife, vendas/comércio, logística e produção, com uma jornada de 6 horas diárias.

A notícia foi recebida com muita alegria pelos alunos e seus familiares, como é o caso de Luiz Miguel Alves de Almeida, 17 anos, e sua mãe Juliana Alves Joy, 33 anos. Eles são moradores do Jardim Cerejeiras, na região leste, e acreditam que o ingresso em uma grande empresa, como a General Motors, pode ser uma oportunidade única em suas vidas.

“Eu queria muito trabalhar para ter meu dinheiro e comprar minhas coisas. Estou 100% animado e muito emocionado com essa grande oportunidade. Com certeza é um presente de Natal para mim e para minha família”, disse.

“Eu só tenho a agradecer a Deus e à Fundhas por meu filho ter essa oportunidade de conhecer o mundo do trabalho, como funciona de verdade a vida e ainda dentro de uma multinacional. Tenho certeza de que ele vai se desenvolver ainda mais”, afirmou Juliana Joy.

Quem está ansioso para começar a trabalhar na Embraer é Kathleen Gabriele Rocha Nascimento, 17 anos, do Dom Pedro I, zona sul. “Vou trabalhar com seriedade, determinação e responsabilidade para que, quando terminar esse contrato, eu possa ter a chance de ser efetivada como funcionária da empresa”.

Quem também vai se dedicar ao máximo para que os líderes a vejam como uma funcionária em potencial é Yasmim Fernanda Teodoro, do Altos de Santana, zona norte. Ela foi selecionada para trabalhar na área de produção da Ericsson Telecomunicações.

Programa Aprendiz

Com essa contratação, será ampliado o número de aprendizes. Atualmente são 350 jovens que cumprem jornada de trabalho em uma das 43 empresas parceiras da Fundhas, e têm, assim, a experiência do primeiro emprego. Como aprendizes, eles são registrados em carteira, com todos os direitos trabalhistas previstos em lei. O vínculo empregatício é com a Fundhas, que recebe das empresas o repasse dos custos com os adolescentes.

Todos os alunos que fazem parte do programa devem, de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/2000), cumprir, além da atividade de aprendizado prático que são desenvolvidas nas empresas parceiras, uma carga horária teórica que é realizado tanto na modalidade presencial quanto à distância.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica à rua Tsunessaburo Makiguti, 399, no bairro Floradas de São José.