Banda de Santana as duas últimas apresentações do ano nesta sexta e sábado
Atualizado em 18/12/2018 - 10:16
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O maestro Onofre dos Santos comanda apresentação da Banda de Santana na reinauguração da CC Júlio Neme, em SFX - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Próximo de completar 70 anos de criação, a Banda de Santana realiza nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 10h, as duas últimas apresentações do ano, como parte da programação de Natal realizada pela Prefeitura de São José. Na sexta-feira, o grupo tocará na rampa do Paço Municipal, e no sábado, na escadaria do Museu Municipal. No último sábado, ela marcou presença na reabertura da Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier.

Atualmente, a banda tem 19 integrantes, onde o mais novo, Rodolfo Muller dos Santos, tem 28 anos, e o mais idoso, Benedito Messias, 85. O comando tem a batuta do maestro Onofre Muller dos Santos, 61 anos de idade e 20 no cargo. O repertório do grupo é variado e seus músicos tocam de samba a marcha fúnebre, em eventos culturais, desfiles cívicos, procissões e outros tantos acontecimentos pela cidade.

A Banda de Santana foi criada em 1949 pelo músico e funileiro João Pereira Leite, conhecido popularmente por João Pistão, nascido em São Luiz do Paraitinga. Em 2014, a Banda de Santana foi declarada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) como patrimônio cultural imaterial joseense (Lei Municipal 9117).


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo