São José debate sobre saúde mental com coordenador do Ministério
Atualizado em 14/12/2018 - 17:59
outras imagens
A palestra de Quirino Cordeiro abordou a questão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a nova política de Saúde Mental - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Centro de Valorização da Vida Francisca Júlia e o Departamento Regional de Saúde, promoveu, nesta sexta-feira (14), uma palestra com Quirino Cordeiro, coordenador nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde. O tema abordado foi “RAPS e a Nova Política de Saúde Mental”.

O evento reuniu, no auditório Mário Covas, da Câmara Municipal, cerca de 60 profissionais da área de saúde mental de diversas cidades da região do Vale do Paraíba, autoridades locais e munícipes. O intuito é aperfeiçoar o entendimento das políticas de saúde mental que envolve a nova proposta da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O diretor do CVV Francisca Júlia, Luis Carlos Peagno, considerou fundamental esse encontro para refletir sobre a saúde mental e as mudanças que vêm ocorrendo na área. “Vivemos um momento de mais equilíbrio e moderação, no sentido de fornecer o atendimento mais adequado às necessidades do paciente”, disse.

O CVV Francisca Júlia realiza atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com 90 leitos de psiquiatria dedicados à internação de pacientes com transtornos mentais, ambulatório adulto e infantojuvenil e possui 10 unidades de Residências Terapêuticas. Atualmente, atende mais de 3.700 pacientes no ambulatório infanto-juvenil e mais de 4.100 pacientes no ambulatório adulto, tendo em média 350 atendimentos por dia.