Obra do Arco da Inovação altera trânsito na rotatória do Colinas
Atualizado em 11/04/2023 - 10:35
Canteiro da ponte estaiada - Preparação do terreno para instalação do canteiro de obras da Ponte Estaiada (Arco da Inovação), às margens da Avenida Jorge Zarur (Vidoca). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-08-2018.
Na segunda-feira (17), os serviços serão realizados no período noturno e começam com a alteração da sinalização em volta da rotatória - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir desta semana, a Prefeitura de São José dos Campos começa as alterações no trânsito na rotatória do Colinas, na região oeste da cidade. As mudanças serão necessárias em função do início das obras do Arco da Inovação – Ponte Estaiada. As alterações estarão programadas em etapas, tendo em vista minimizar os impactos ao tráfego do local.

Agentes de trânsito vão permanecer no entorno para organizar o fluxo. A orientação é para que os condutores que utilizam a rotatória como passagem busquem rotas alternativas durante a obra. Placas com desvios e faixas serão instaladas para reforçar a instrução.

Nesta segunda-feira (17), os serviços serão realizados no período noturno e começam com a alteração da sinalização de solo em volta da rotatória e passagem de pedestres. Como a faixa de rolamento à esquerda, que circunda a rotatória, será bloqueada com a colocação de tapumes, toda pintura da via será refeita para orientar os motoristas. 

A ocupação desta faixa também altera a circulação de pedestres, uma vez que não poderão mais transitar pelo passeio da rotatória. Para realizar a travessia segura, os pedestres devem seguir as rotas indicadas pela sinalização.

A circulação de pedestres será pelas faixas ao redor. Para preservar a segurança de todos, a equipe da Secretaria de Mobilidade pede atenção à sinalização implantada e orienta a travessia somente pelas faixas de segurança.

A primeira etapa ainda inclui obras de alargamento nas avenidas São João e Cassiano Ricardo. Ao trafegar por estas vias, os motoristas devem reduzir a velocidade em função das máquinas e operários na rua.

As demais etapas serão divulgadas de acordo com o andamento dos trabalhos. Restrição de tráfego e desvio de ônibus no fim de semana serão informados. Toda a operação poderá ser alterada de acordo com a necessidade.

No sábado e domingo, a equipe de agentes de trânsito dará apoio à mudança nas instalações de gás, tubulação de água e esgoto e energia elétrica no entorno da rotatória. Para garantir que os serviços sejam executados em segurança, as duas faixas internas da rotatória, que dão acesso à subida da avenida São João, serão interditadas. Os bloqueios totais, porém momentâneos, também estão previstos na avenida São João na tarde de sábado.

No que se refere ao transporte público, todas as linhas de ônibus que passam pelo local serão desviadas pelo viaduto Nadim Rahal e avenidas Eduardo Cury, Paulista e Barão do Rio Branco, retornando ao trajeto habitual na avenida Madre Paula. Todos os pontos de ônibus serão preservados. A alteração no trajeto visa preservar a segurança e organização do tráfego em função dos fechamentos.

Quedas de energia na avenida Cassiano Ricardo e bairros do entorno também estão previstas para o domingo.

Ponte Estaiada

A obra de arte da Ponte Estaiada terá dois viadutos na rotatória do Jardim Colinas. Em formato de X, os acessos terão comprimento de 267 metros (inferior) 349 metros (superior), com mastro central de 100 metros de altura.

A ligação viária vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Serão benefícios aproximadamente 60 mil passageiros de 18 linhas de ônibus e 180 mil motoristas de todas as regiões.

Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o empreendimento tem custo de R$ 48,5 milhões. A previsão de término é para 26 de agosto do próximo ano.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×