Aprendizado lúdico é contemplado em ações da Fundhas com crianças
Atualizado em 13/12/2018 - 18:08
Brincadeiras de antigamente contribuem para infância saudável de crianças da Fundhas
Aprender brincando é parte das propostas oferecidas pela Fundação da Prefeitura, que atende crianças a partir dos 6 anos de idade em 15 unidades - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

O brincar faz parte da formação humana e saudável das crianças e é uma das propostas oferecidas pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) durante as atividades realizadas no contraturno escolar para os alunos atendidos em São José dos Campos.

As 15 unidades presentes no município atuam em áreas como esporte e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, promoção da saúde e cidadania, entre outras. Nas atividades, momentos lúdicos de interação social, marcados pela participação, envolvimento e o fortalecimento de vínculos são também oportunidades de aprendizado.

“Nossa proposta é oferecer bons momentos de convivência social, troca de conhecimento e criatividade. É possível aprender de forma lúdica e divertida”, disse Maria Helena do Nascimento, professora de Acompanhamento Pedagógico da Unidade Jorge Alegre, no Centro.

Na Unidade Jorge Alegre, a criançada está entrando no clima de férias a todo vapor nesta quinta (13) e sexta-feira (14), com muita alegria e criatividade. As salas de aula foram trocadas pelos espaços externos e a área verde. Os alunos, a partir de 6 anos de idade, brincaram com bola, bonecas, mercadinhos, jogos e tênis de mesa.

“É bom desligar um pouco do mundo em que tudo é conectado para conviver e aprender uns com os outros, em espaços livres, assim eles guardam boas experiências”, completou a professora que, dos 18 anos de Fundhas, metade passou na Unidade do Centro.

“Adorei brincar de mercadinho com os amigos, momentos assim são bons, vou guardar para sempre na memória”, destacou a pequena Nicolle Gabrielle Oliveira, 8 anos, que é fã de Matemática e Biologia.

A fundação

Atualmente, a instituição mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, atende mais de 3 mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades gratuitas em 15 unidades.

Nos 31 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos da instituição, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes há 31 anos. Entre as atividades, estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem de forma gratuita, alimentação, uniforme e transporte.