Time de futsal da Fundhas é destaque na região
Atualizado em 12/12/2018 - 17:41
Sede - meninos futsal
Mauro, Luan e Jéferson, atletas campeões de futsal pela Fundhas - Foto: Divulgação

Luiz Fischer
Fundhas

O time de futsal masculino sub-16 da Fundhas ( Fundação Helio augusto de Souza) foi o destaque nas competições neste ano. Na última disputa conquistou o bicampeonato Pé de Moleque na Copa Sesc (categoria sub-16). A equipe da Fundhas venceu de virada o time da Aikal por 3x2. O título foi conquistado com uma campanha invicta, marcada por quatro vitórias e um empate.

Para montar a equipe campeã (sub-14) foram realizadas três seletivas nas Unidades Sede (Rua Santarém, 560 – Parque Industrial), Unidade Dom Bosco Criança (Av. João de Oliveira e Silva, 757 – Campo dos Alemães), e Unidade Educador Arnoldo Roberto Nascimento (Rua Edilson Sabino dos Santos, 81 – Dom Pedro I).

E para montar a equipe sub-16, foram realizadas duas seletivas nas unidades Unidade Profissionalizante Sede (Rua Santarém, 560 – Parque Industrial) e Unidade Bernardo Alberto Rohde (Rua Hélcio Péricles de Faria, 50 – Vila Cristina).

O professor de Educação Física da Fundhas e coordenador das equipes, Rodrigo Santiago, afirma que para o próximo ano o trabalho é fortalecer as equipes e ampliar as seletivas para outras sedes. “Nossa intenção é disputar campeonatos regionais também em outras cidades. A programação do calendário da Copa Sesc será divulgada em fevereiro. E quando voltarmos do recesso vou fazer as seletivas para montar um time sub-12”.

Para Mauro Ítalo, 14 anos, que joga na posição fixo (mais defensiva), é muito importante ser selecionado porque, além de manter a forma física, também tem a oportunidade de conhecer lugares novos com o time. ”Meu pai joga futsal e me incentiva muito. Espero poder disputar novos campeonatos no ano que vem”, afirmou.

Jéferson da Silva, 16 anos, que e estuda no 1º ano do ensino fundamental e atua como pivô (marcação, drible e finalização), acha que o  esporte é muito importante. “Minha mãe me incentiva muito, pois assim não fico na rua sem fazer nada”.

A equipe de futsal da Fundhas participa deste projeto desde 2015 e, desde o primeiro ano, vem conquistando posições e títulos.

Títulos conquistados pela Fundhas no Sesc

2015 - 3º colocado sub-16

2016 - Campeão do Festival de Futsal sub-14

2017 - Campeão sub-16

2018 - Campeão sub-14

2018- Bicampeão sub-16

Fundhas

Mantida pela Prefeitura, a Fundhas oferece a milhares de crianças e adolescentes de São José dos Campos atividades educacionais diferenciadas, como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.