Seminário sobre Aids e Sífilis reúne mais de 140 profissionais da saúde
Atualizado em 12/12/2018 - 15:55
Saúde
O objetivo do seminário foi atualizar os conhecimentos sobre diagnóstico, tratamento e notificação de Sífilis e Aids - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O auditório Mário Covas, na Câmara Municipal, esteve lotado durante a manhã desta quarta-feira (12) em razão do “Seminário sobre Aids e Sífilis”, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos.

No evento estiveram presentes mais de 140 profissionais da rede de saúde pública e privada, com o objetivo de atualizar seus conhecimentos sobre o assunto, assistindo às palestras que abordaram questões de diagnóstico, tratamento e notificação de Sífilis e Aids.

Uma das palestrantes, a médica infectologista Andrea Santos Alves, apresentou os quadros de Sífilis Gestante e Sífilis Congênita em pacientes. “É importante compartilharmos experiências e atualizar as tecnologias disponíveis, pois a Sífilis envolve uma rede de profissionais muito grande, que precisa estar alinhada para o combate ao aumento de casos”, afirmou.

A médica Eduarda Toledo, que trabalha nas unidades básicas do Santa Inês e Vista Verde, considerou importante a promoção deste evento pela Vigilância Epidemiológica. “Gostei da abordagem multidisciplinar do curso, porque as doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis e HIV, estão crescentes e é preciso sempre nos modernizarmos para orientar melhor os pacientes”.

Atualmente, a Sífilis registra, em média, 780 casos novos por ano entre adultos (homens e mulheres não gestantes) em São José. Em gestantes, de janeiro a 31 de outubro, houve 196 casos de Sífilis e 48 de Sífilis congênita.

Em relação à AIDS, houve uma queda no número de casos no município, de 247 em 2017 para 176 em 2018. Dos 176 casos novos registrados este ano, 62 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 114 são soropositivos para o HIV. Atualmente, 2.719 estão em tratamento no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde