João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças
A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, no início deste mês, o trabalho de recuperação de tablets quebrados, que haviam sido descartados pela gestão anterior.
Dos 4.000 equipamentos, 1.700 tiveram condições de ser consertados e, agora, voltarão às mãos dos alunos da rede municipal de Educação.
O reparo dos equipamentos foi feito pela empresa MD Pereira Informática, vencedora da licitação. Os tablets recuperados serão utilizados por alunos da educação infantil e do ensino fundamental, sob a supervisão dos professores.
Esse recurso tecnológico será usado em cursos do Cefe (Centro de Formação do Educador), nas Salas de Leitura, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), no LEDI (Laboratório de Educação Digital) e em todas as unidades escolares.
Para evitar o uso inadequado e garantir o melhor aproveitamento na rotina escolar, cerca de 1.250 professores realizam cursos de formação continuada sobre o uso dessa ferramenta.
Os tablets, da marca Positivo, terão garantia de 90 dias após o conserto. A manutenção, que custou R$ 43,90 por unidade, foi feita com valor abaixo do mercado. Alguns, porém, apresentam defeitos irreversíveis, o que inviabiliza o reparo.
O serviço representou uma economia de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.
Histórico
Em janeiro de 2017, a atual gestão herdou quase 4.000 aparelhos danificados no almoxarifado da Secretaria de Educação. Um relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado), no fim de 2016, já havia apontado armazenamento precário dos equipamentos, inclusive em banheiro de escolas da rede.
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