Finais da Copa Joseense acontecem neste fim de semana no Martins Pereira
Atualizado em 12/12/2018 - 18:22
Copas Populares no Estádio Martins Pereira  25 11 2018
Competição durou 4 meses e reuniu 128 equipes de 20 escolinhas públicas e particulares da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Após quatro meses de disputa, a Copa Joseense, competição de futebol de base realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, conhecerá seus campeões de 2018. E a festa dos consagrados acontecerá no palco sagrado do futebol joseense: no Estádio Martins Pereira (Rua Ana Gonçalves Cunha, 340 – Jardim Jussara).

Neste sábado (15), os gramados do Martins receberão oito finais de quatro categorias por faixas etárias, dividas nas séries Ouro e Prata: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. A final da categoria da sub-17, que teve disputa única de divisão, aconteceu junto com as das Copas Populares (adultos), na segunda quinzena de novembro.

Os confrontos terão início às 8h e o último jogo está marcado para iniciar às 16h. A entrada é gratuita para a torcida. Os torcedores de cada time terão os lados das arquibancadas e cadeiras reservados para acompanhar os confrontos.

As equipes também terão que seguir um protocolo para entrada no Martins Pereira. Todas as informações e diretrizes da última rodada da Copa Joseense estão disponíveis no Boletim Oficial.

Dimensão

Ao todo, a edição de 2018 reuniu 128 equipes, distribuídas entre 20 escolinhas de futebol, públicas e particulares da cidade.

Os 3.630 atletas inscritos marcaram um total de 2.193 gols, sendo 1.151 gols na Série Prata, 924 gols na Ouro e 118 tentos no sub-17. Outros 80 dirigentes foram responsáveis por representarem os times.

Nas cerimônias de premiação, que acontecerão logo após os duelos, os profissionais da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida entregarão um total de 44 troféus e 480 medalhas – 240 de ouro e 240 de prata. As congratulações irão para campeões e vices, técnicos campeões, artilheiros, goleiros menos vazados, fair play (disciplina) e melhores dirigentes.

Ferramenta social

A Copa Joseense de Futebol de base é promovida pela Administração e é aberta a qualquer escolinha de futebol de São José dos Campos. As inscrições são gratuitas e toda a estrutura do torneio, como arbitragem, parte burocrática e recursal é oferecida pela Prefeitura.

A competição tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, promover o intercâmbio e a socialização esportiva por meio do futebol.

A copa também busca novos talentos para as categorias de base do programa Atleta Cidadão e divulga o potencial do esporte na cidade.