FCCR publica nove editais do Fundo Municipal de Cultura na sexta
Atualizado em 12/12/2018 - 15:40
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
FMC sofreu algumas alterações nos editais para facilitar o acesso aos proponentes - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo publica, nesta sexta-feira (14), nove editais do Fundo Municipal de Cultura (FMC), abrangendo diferentes áreas. O processo sofreu algumas melhorias pontuais, estando mais prático para todos os envolvidos: o artista, a instituição e o público (veja abaixo). A previsão de investimento da Fundação Cultural é de R$ 1,4 milhão, com a possibilidade de atender até 34 projetos.

As áreas abrangidas pelos editais são: Criação e Temporada (teatro, música, dança e circo); Primeiras Obras; Criação e Publicação Literária; Temporada artística em espaços independentes; Arquitetura e Design; Artes de Rua; Interartes; Audiovisual; Apoio a grupos e manifestações de cultura popular.

Os proponentes interessados em apresentar suas propostas podem se inscrever pelo site da Fundação Cultural a partir da próxima quinta-feira (20) e até o dia 15 de fevereiro de 2019. A divulgação do resultado final da seleção será feita no dia 5 de abril de 2019, também pelo site da instituição.

Principais Alterações

Um exemplo das alterações feitas é o edital de Criação e Publicação Literária, que está mais específico. Agora, as obras submetidas nesse edital precisam ser inéditas e já estarem prontas para avaliação.

Outras mudanças:

- Possibilidade de reapresentação de projetos de mostras e festivais, desde que o conteúdo seja diverso do projeto anterior

- Proponente pode participar de outros projetos, nas condições previstas para outros profissionais

- Currículos e portfólios não precisam mais ser apresentados com a documentação obrigatória

- A documentação só será analisada na contratação

- Documentação de contrato passa a ser presencial

Assim como a Lei de Incentivo à Cultura (LIF), o FMC também é um mecanismo de fomento à cultura, criado em 2013, para financiamento público, com recursos diretos, a projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras instituições e empresas que atuam na área artístico-cultural. Seu gerenciamento também é feito pela Fundação Cultural.

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana