Em ritmo acelerado, obra da via Cambuí já alcança 45%
Atualizado em 12/12/2018 - 17:52
Visita as Obras da Via CambuíVisita as Obras da Via Cambuí. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-12-2018
São várias frentes de atuação, com trabalhos de implantação do viaduto que passará sobre a via Dutra, fabricação de vigas, terraplenagem e tratamento de solo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Com 45% de serviços executados, a Prefeitura de São José dos Campos prossegue com a construção da via Cambuí ao longo dos 8,6 quilômetros de extensão em ritmo acelerado. A via Cambuí é a maior obra viária de São José dos Campos, que ligará as regiões centro, leste e sudeste.

São várias frentes de atuação, com trabalhos de implantação do viaduto que passará sobre a via Dutra, fabricação de vigas, terraplenagem e tratamento de solo.

Para o novo viaduto, que ficará na altura do km 145 da Dutra, estão sendo feitos serviços de fundação no canteiro central para erguer os pilares que vão sustentar a estrutura.

Simultaneamente, está sendo realizada a terraplenagem nos trechos ao lado da Petrobras (sudeste) e no bairro Ronda (leste) e serviços de drenagem no entorno da rua Saigiro Nakamura, na Vila Industrial.

Na região sudeste, as equipes estão realizando o tratamento de solos em oito trechos.

Próximo da rotatória Tamoios–Aeroporto, logo no início da via, outra frente se ocupa da construção de uma ponte sobre o córrego Cambuí.

Maior obra viária da cidade

Maior obra viária da cidade, a via Cambuí começa na rua Engenheiro Ricardo Haussen, no Jardim Uirá (sudeste) e vai até a avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial (entre as regiões centro e leste). O prazo para término das obras é outubro de 2019, com investimento de R$ 90.397.044,67.

No total, serão cinco interseções que vão se conectar com o sistema viário existente: rua Ricardo Hausen (próximo à Embraer), estrada municipal Glaudiston Pereira de Oliveira (perto do Residencial Flamboyant), avenida Madre Teresa de Calcutá (Residencial São Francisco), Zona Industrial (nas proximidades da Petrobras, no km 145 da Via Dutra) e rua Aldo José de Souza e avenida Juscelino Kubitschek (Vila Industrial). O prazo para término das obras é outubro de 2019.

Vencedora da licitação pública, a empresa responsável pela obra é o Consórcio ED (Enpavi e DP Barros).