Alunos do Qualifica recebem certificados de conclusão de cursos
Atualizado em 12/12/2018 - 23:38
Formatura dos Alunos do Programa Qualifica. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-12-2018
Emocionados, alunos do Qualifica comemoram a conquista dos certificados de conclusão de curso - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

“O Qualifica foi para mim um divisor de águas em minha vida”, assim disse emocionada, Beatriz Jansem, aluna do curso de Organização de Eventos. Juntamente com as colegas de turma Marisa Aparecida Silva e Sonia Nunes, elas já estão trabalhando na área, com base no aprendizado recebido e começaram a obter renda com isso.

Elas, juntamente com outros cerca de 350 alunos que se formaram num dos cursos de capacitação profissional de 2018, da Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Qualifica São José, receberam na noite desta terça-feira (12), os certificados de conclusão em uma cerimônia especial, no auditório da Univap/Centro.

Neste ano, foram oferecidas pelo Programa Qualifica São José 12.550 vagas para os 240 cursos realizados. No ano passado, foram 10.914 alunos beneficiados pelo programa em 135 cursos.

Os alunos foram homenageados por representantes da Prefeitura e do Sistema “S” como Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Foi muito evidenciado aos alunos a importância da prática do empreendedorismo, não apenas para quem pretende empreender num negócio próprio, mas também como assalariado ou prestador de serviço. Ou seja, buscando sempre novos horizontes, se capacitando e, com isso, atingindo sonhos.

“Aprendi a importância de se ter mais postura e ética”, disse Fernanda Conceição Araújo, que frequentou o curso de Ética e Postura Profissional e que está aplicando os conhecimentos na empresa onde já trabalha.

Lucas Albino concluiu o curso superior, mas estava com dificuldades para o primeiro emprego. E, segundo ele, para não ficar parado foi preciso tomar uma atitude. “Eu precisava de um plano B, foi então que me inscrevi no curso do Qualifica de Hambúrguer Gourmet. Achei o curso sensacional, ainda mais sendo oferecido numa cozinha sofisticada, do Sesi”, afirmou.

Edenilson Oliveira estava preocupado em obter mais conhecimento profissional, porque também está com dificuldade de obter um novo emprego.  “Foi então que decidi fazer o curso Básico de Hidráulica, e passei a contar com uma carta na manga para tentar um emprego nessa área também”, disse.

“Estou impressionada com nível de comprometimento dos alunos do Qualifica. Concluímos a segunda turma de Organização de Eventos numa cerimônia totalmente na prática, na majestosa Igreja São Benedito”, afirmou Eloá Maria de Oliveira, professora desse curso. Segundo ela, parte dos alunos do curso já está ganhando dinheiro com a organização de eventos.

Ao final do evento os formandos ainda receberam uma homenaem de uma das funcionárias do Programa Qualifica São José que fez a letra e cantou para eles o "Rap do Qualifica".

Escola do Trabalhador

Uma das novidades para o próximo ano na área de qualificação profissional oferecida pela Prefeitura é que, a partir de janeiro de 2019, o Programa Qualifica abrirá inscrições cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância).

Isto, por meio de uma parceria firmada no último domingo (9) entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho. Os cursos foram instituídos pela UNB (Universidade de Brasília), considerada uma das mais conceituadas do país.

Informações sobre novos cursos

www.sjc.sp.gov.br/qualifica
(somente à partir de janeiro 2019)