Em convênio com a Prefeitura, Escola do Trabalhador vai oferecer 30 novos cursos de capacitação
Atualizado em 09/12/2018 - 16:17
Ricardo Leite ministro interino do Trabalho durante Assinatura do protocolo de intenções para o programa Escola do Trabalhador Paço Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.09-12-2018
O ministro substituto do Trabalho Ricardo Leite, durante a assinatura do convênio da Escola do Trabalhador e a Prefeitura de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Programa Qualifica São José, de capacitação profissional, da Prefeitura de São José dos Campos, passa a contar à partir de janeiro de 2019, com mais 30 novos cursos, por meio da Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho, na modalidade EAD (Ensino a Distância). Os cursos serão gratuitos.

Para isso, foi firmado nesse domingo (9), um convênio entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura de São José dos Campos. Os cursos fazem parte do programa Escola do Trabalhador, do Governo Federal, e serão realizados em parceria com a Prefeitura e a Universidade de Brasília, considerada uma das mais conceituadas do país.

O convênio foi firmado na Prefeitura de São José dos Campos, com a presença do Ministro Substituto do Trabalho, Ricardo Leite. O ministro destacou que já são conhecidas do Ministério do Trabalho as ações positivas da Prefeitura de São José dos Campos têm realizado em favor da geração de emprego e renda.  A cerimônia contou também com a presença de representantes da Prefeitura, vereadores, entre outras autoridades.

Cursos gratuitos

À exemplo dos cursos de capacitação profissional do Programa Qualifica São José,  os 30 novos cursos oferecerão novas oportunidades de formação aos candidatos, visando inserção rápida no mercado de trabalho. Os cursos serão realizados na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e terão cada um carga total de 40 horas.

Inscrições

As inscrições para os cursos da Escola do Trabalhador serão coordenadas por meio do Programa Qualifica São José, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, e deverão ser iniciadas em janeiro próximo.  A divulgação do período de inscrições, bem como os requisitos necessários, serão divulgados oportunamente.

“Considerando o grande potencial de São José na realização de cursos profissionalizantes, o Ministério do Trabalho espera que a cidade seja também a que mais vai inscrever candidatos nos cursos da Escola do Trabalho, de todo o Brasil”, disse o ministro Leite.

Qualifica

Os cursos oferecidos pela Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José, ocorrem em parceria com instituições renomadas como o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Cephas (Centro de Educação Profissionial Hélio Augusto de Souza) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Neste ano, o Qualifica totalizará cerca de 12.500

Formatura

O Programa Qualifica realiza na próxima quarta-feira (12), às 19h, no Teatro Univap, a 2ª cerimônia de formatura de alunos que concluíram os diversos cursos oferecidos. Um total de 12.500 alunos concluíram os 240 cursos ofertados nesse ano. No ano passado, 10.914 alunos foram beneficiados pelo Programa Qualifica São José

Observatório do Trabalho

Os cursos do Programa Qualifica são voltados para a necessidade do mercado. Para definição de novos cursos são realizadas pesquisas junto às instituições parceiras como a ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos) e do Programa Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional, que é vinculado ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).