1ª Mostra de Ginástica Rítmica lota arquibancadas do Tênis Clube
Atualizado em 08/12/2018 - 21:29
1ª Mostra de Ginástica Rítmica Tênis Clube. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-12-2018
Quase 280 alunas de 7 unidades esportivas se apresentaram neste sábado (8) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Centenas de pais, familiares e amigos das alunas de sete escolinhas de esporte, mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos, lotaram o ginásio do Tênis Clube na tarde deste sábado (8), e apreciaram verdadeiros shows com a 1ª Mostra de Ginástica Rítmica.

Organizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com a Organização Social São José Desportivo, o evento reuniu quase 280 atletas de 7 a 14 anos, que apresentaram coreografias trabalhadas durante todo o ano nas unidades esportivas.

A iniciativa da mostra foi muito bem avaliada pelos responsáveis das meninas. Tatiana Graciano, 32 anos, e Karina Pereira Simões, 39, eram duas mamães corujas que acompanhavam atentamente a hora em que Yasmin e Isabela, respectivamente e ambas de 10 anos, iam adentrar na área de apresentação. Elas apontaram o que melhorou na vida das garotas desde que elas começaram a praticar o esporte.

“Procuramos principalmente por causa da saúde. Por ela ter um problema na coluna, foi essencial ela começar alguma atividade. Desde então ela está super bem, está se desenvolvendo e nem reclamado mais de dores”, contou Tatiana sobre Yasmin, que começou na GR há apenas 4 meses.

“É tudo. A disciplina, a concentração, o compromisso. Acho que melhorou tudo”, reforçou Karina, cuja filha está na ginástica há 4 anos.

Sonhos

Os grupos participantes da 1ª Mostra de Ginástica Rítmica vieram do Centro Poliesportivo Vila Tesouro, dos centros esportivos Palmeiras de São José, Vila Letônia e Galo Branco, do Centro de Convivência Jardim das Indústrias, Centro Comunitário Novo Horizonte e da Praça de Esportes Parque Industrial.

Entre as equipes da mostra estavam grupos do programa Atleta Cidadão, mantido pela Administração, tanto pré-equipes quanto atletas efetivas. A maioria das integrantes chegou ao programa pelo olhar dos professores que trabalham nas unidades.

Tanto Yasmin quanto Isabela podem chegar ao nível competitivo. Aliás, foi acompanhando ícones e o trabalho de Alto Rendimento na modalidade que elas começaram na GR.

“O dia que ela viu aquela (Natalia) Gaudio aqui, ela ficou encantada. Ela se empenha para poder fazer os exercícios, levantar e abrir a perna”, relembrou Karina, sobre a visita da ginasta olímpica a São José dos Campos, em 2017.

Já Tatiana contou que Yasmin contou a ajuda da internet, “com esses vídeos, através do YouTube, ela começou a visualizar, se interessou, a gente buscou e tinha próximo a nossa residência e ela adorou”.

A Prefeitura oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica para as pequenas joseenses por meio do aplicativo São José Viva, disponível para os dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. As pré-incrições para a modalidade poderão ser feitas a partir de 2 de janeiro.