Voluntários do programa Decolar recebem homenagem no Cefe
Atualizado em 07/12/2018 - 17:50
Além do time de professores facilitadores, equipe pedagógica e parceria com as famílias dos alunos, o Decolar conta com 28 voluntários selecionados a partir de um edital de chamamento
O encontro fou uma forma de agradecer e valorizar a atuação dos colaboradores - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Educadores e familiares de alunos homenagearam os voluntários que atuam no Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, da Prefeitura de São José dos Campos. O encontro foi realizado na quinta-feira (6), no Centro de Formação do Educador (Cefe).

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o encontro é uma forma de agradecer e valorizar a atuação desses colaboradores. Além do talento acadêmico, eles contribuem com a formação dos estudantes.

Na opinião da artista plástica Marta Polizel, a atuação como voluntaria representa uma troca de experiência. “Meu filho foi um aluno com altas habilidades. Na época em que ele estudava não existia um programa como esse. Quando soube do Decolar, fiz questão de participar. É um prazer ajudar no desenvolvimento desses alunos. É uma troca. Eu também aprendo com eles.”

O engenheiro Paulo Roberto Fernandes lembra que, quando se aposentou, tinha a intenção de atuar como voluntário na área de educação. "É um prazer transferir o que aprendi nos 39 anos de profissão para essas crianças. Esses alunos respondem muito rápido. É maravilhoso vivenciar os resultados.”

Visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Decolar também participaram do encontro. “Como empresa, é gratificante investir em educação”, afirmou a empresária Adriana Simão.

O Decolar tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos estudantes da rede de ensino municipal considerados dotados e talentosos. Além do time de professores facilitadores, da equipe pedagógica e parceria com as famílias dos alunos, o programa tem apoio de 28 voluntários selecionados por edital de chamamento.

Atualmente são atendidos 85 alunos do sexto ano do ensino fundamental de 43 escolas municipais de São José dos Campos. Durante os encontros, ocorridos no contraturno das aulas, os adolescentes participam de intervenções educativas nas áreas de astronomia, engenharia, idiomas (espanhol, inglês, e japonês), história, biologia, química, culinária, robótica, matemática, artes (pintura, teatro, circo e dança) e música (teclado e violão).

Pesquisas apontam que 3% da população é dotada de capacidade elevada. A estimativa é que, em quatro anos, cerca de 500 alunos da rede de ensino municipal sejam atendidos pelo Decolar.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania