Defesa Civil leva informação à população sobre o período de chuvas
Atualizado em 07/12/2018 - 11:52
Agentes da Defesa Civil levaram informações para quem passou pela praça Afonso Pena na manhã desta quinta-feira
Agentes e voluntários da Defesa Civil estiveram em contato com a população para divulgar a Operação Chuvas de Verão - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Agentes e voluntários da Defesa Civil de São José dos Campos realizaram na manhã de quinta-feira (6) um trabalho de divulgação da Operação Chuvas de Verão. Foi montada uma tenda na praça Afonso Pena, em frente ao Centro de Operações Integradas (COI), onde a população recebeu material de divulgação e esclareceu dúvidas.

Segundo a Defesa Civil, a informação e a prevenção são fundamentais para o sucesso da operação. Esse trabalho já é realizado junto às famílias cadastradas nas áreas de risco do município.

Outro foco neste ano é o serviço de comunicação de eventos climáticos via SMS. Qualquer morador pode participar. Basta enviar um SMS para o número 40199, da Defesa Civil Estadual, e fornecer um ou mais números de código de endereçamento postal (CEP). A partir desse cadastro, o munícipe passa a receber no celular todos os boletins do tempo com impacto na região em que tem interesse.

Preparação

A Defesa Civil está preparada para enfrentar as ocorrências da Operação Chuvas de Verão, que teve início no dia 1º e prossegue até 31 de março. As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas e na apuração das ocorrências que chegam à Central 190. O monitoramento é feito por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José dos Campos.

Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.

Sinergia

No dia 29 de novembro foi realizada uma reunião envolvendo representantes das secretarias municipais e concessionárias de serviços envolvidas na operação. A reunião teve o objetivo de explicar como o trabalho vai funcionar e, principalmente, acertar detalhes para que seja alcançada a sinergia necessária durante chuvas fortes e outros eventos meteorológicos.

Além dos integrantes da própria Prefeitura, compareceram no auditório do térreo do Paço Municipal representantes da EDP Energia, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Sabesp, Rinem (Rede Integrada de Emergência), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Antes, no dia 14 de novembro, a Defesa Civil participou da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão. A atividade foi realizada em Caraguatatuba, no litoral norte, por iniciativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). A oficina é realizada anualmente em um período que antecede a temporada de chuvas.

O objetivo foi o de preservar vidas e reduzir danos materiais. Os treinamentos visaram a capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), levando conhecimento a respeito de práticas preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamentos de terra e inundações.

A instituição

Criada no município em maio de 1983, a Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

A estrutura é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão