Calçadão e travessas do Mercadão têm nova faxina neste final de semana
Atualizado em 06/12/2018 - 10:26
Lavagem do Calçadão 21 10 2018
Faxina no Calçadão em outubro último; neste domingo, será realizada nova limpeza, integrando as ações do "Natal Iluminado" - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos programou, para este final de semana, mais uma faxina no Calçadão da rua 7 de Setembro e nas travessas laterais do Mercado Municipal, na região central.

O trabalho integra as ações municipais do “Natal Iluminado” com o objetivo de deixar o centro mais bonito, limpo e atraente para os moradores e visitantes.

No Calçadão, serão utilizados caminhões-pipa para o serviço, que será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade neste domingo (9), das 7h às 13h. Será lavado um trecho de 500 metros.

As equipes também vão limpar as canaletas do Calçadão e do seu entorno. Com este trabalho, melhora-se significativamente a drenagem das vias, evitando empoçamentos e alagamentos quando chove e garantindo mais segurança aos motoristas.

O Calçadão é o principal ponto de comércio popular de São José dos Campos e recebe diariamente milhares de pessoas. O serviço de limpeza será executado no domingo para não atrapalhar o comércio local.

Outras faxinas

É a terceira grande faxina deste ano, sendo que a anterior foi realizada em outubro.

Em 2017, foram feitas outras duas limpezas no Calçadão e nas travessas do Mercado Municipal.

Pintura do Mercadão

Também como parte dos preparativos para o Natal, a Prefeitura está pintando o Mercado Municipal e o Museu de Arte Sacra, que fica junto a esse prédio histórico.

Para realização dos serviços, foi instituída uma força-tarefa entre as secretarias de Gestão Administrativa e Finanças, Manutenção da Cidade, Educação e Cidadania, FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Urbam (Urbanizadora Municipal).

Estão trabalhando no local cerca de 20 funcionários. Os trabalhos envolvem serviços de recuperação das paredes, novo reboco, impermeabilização e pintura das paredes externas.

A previsão é de que a nova pintura seja concluída até o próximo dia 14. Somente com tintas, o investimento foi de R$ 33 mil. Os trabalhos não impedirão acesso dos consumidores ao local. O Museu de Arte Sacra, que funciona no prédio da Igreja Nossa Senhora Aparecida receberá, na sequência, os serviços de pintura.

Natal e comércio

A faxina deste domingo faz parte de uma série de ações adotadas pela atual administração para estimular o comércio no Calçadão e no centro durante este período de festas de final de ano, que contará com horário estendido e abertura das lojas nos domingos 16 e 23 de dezembro.

Integra ainda os preparativos de São José para a chegada do verão, das festas de fim de ano e das férias de janeiro, tornando a cidade mais bonita e atraente para os munícipes e visitantes.

Centro embelezado

As melhorias e os serviços de conservação do centro foram intensificados pela Prefeitura desde outubro, contribuindo para o sucesso do “Natal Iluminado”, que tem atrações diárias. Toda a programação é totalmente gratuita e voltada a toda família, mantendo vivo o espírito de fé, renovação, solidariedade e a magia do Natal. Desde outubro, estão sendo realizados mutirões de manutenção na região central.

Entre os serviços estão jardinagem e conservação de praças, com trabalhos de corte de grama, poda de plantas ornamentais (as chamadas cercas vivas), plantio de flores nos canteiros, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais.

Em outra frente de atuação no centro, as equipes da Prefeitura estão pintando as guias das ruas, os viadutos e os muros do Anel Viário.