Fundhas recebe concerto didático do Luzes da Ribalta
Atualizado em 05/12/2018 - 12:05
Alto da Ponte - Luzes da Ribalta
No mês de novembro, o Luzes da Ribalta se apresentou para cerca de 100 alunos da Unidade Karla Pryscila, no Alto da Ponte - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Cerca de 400 crianças e adolescentes atendidos pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) irão assistir as apresentações do projeto Concerto Didático do Luzes da Ribalta. As Unidades Embraer, no Putim, e Eugênio de Melo são as próximas a receberem o evento nesta quinta (6) e sexta-feira (7), respectivamente. 

Durante o ano, quatro apresentações foram programadas em parceria com o Ribalta afim de promover o enriquecimento cultural e artístico de alunos, educadores e funcionários. Os eventos promovem a troca de saberes culturais e ampliando repertório musical de todos.

No repertório do Concerto, canções populares e sucessos, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, “Aquarela”, do Toquinho, são intercaladas a “Viva La Vida”, do grupo internacional Coldplay, e composições de música erudita.

O projeto, que se chama “Nuances da Juventude”, é feito em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que dá base e empodera a orquestra jovem Luzes da Ribalta nas apresentações nas escolas públicas da região. A ideia é incentivar os outros jovens que assistem a aprenderem um instrumento e conhecer outras músicas que eles não estão acostumados, como a erudita e músicas populares tocadas pela orquestra de cordas”, explica Christianne Giannelli, diretora cultural do grupo. 

Estudar as manifestações artísticas contribui diretamente no desenvolvimento de habilidades de interação, percepção e expressão dos alunos e treinar a sensibilidade para as formas diversas de arte é uma das propostas pedagógicas da Fundhas.

No eixo de Arte e Cultura, a instituição mantida pela Prefeitura há 31 anos possibilita às crianças e adolescentes experiências com representações artísticas diversas, como música, dança, pintura, teatro e outras.

Sobre o Luzes da Ribalta

O Instituto Cultural Luzes da Ribalta, fundado há três anos, pelo professor de música Deusdete Guimarães, é uma organização que atende cerca de 35 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, no Parque Interlagos. 

Em turmas separadas pelos níveis iniciante e avançado, os estudantes aprendem violino, viola erudita ou violoncelo. Os instrumentos utilizados nas aulas são, em sua maioria, confeccionados pelo próprio professor Deusdete, que utiliza madeiras recicladas e compradas e disponibiliza às crianças que levem seu instrumento para praticar em casa. 

Serviço

Concerto Didático Luzes da Ribalta na Fundhas

Dia: 06/12/18 (quinta-feira)

Local: Unidade Embraer, na Rua João Rodolfo Castelli, 96 – Putim

Horário: 14 horas

 

Dia: 07/12/18 (sexta-feira)

Local: Unidade Eugênio de Melo, na Rua José Leite da Silva, 60 – Eugênio de Melo

Horário: 14 horas

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas