XVI Jornada Espacial leva estudantes de todo o país ao Museu Interativo de Ciências
Atualizado em 04/12/2018 - 17:29
Museu Interativo de Ciências - 1º Dia de visitação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-11-2018
Cerca de 100 alunos de mais de 20 Estados brasileiros visitam o Museu Interativo de Ciências nesta quarta-feira (5) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta terça (4) e quarta-feira (5), O Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos recebe cerca de 100 alunos medalhistas da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além de 58 professores que poderão, por meio da experiência, aprender mais sobre o universo da ciência.

A experiência com os educadores acontece nesta terça-feira (4), às 14h. Já os alunos do Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, conhecerão o museu na quarta-feira (5), às 15h.

A atividade integra a programação da XVI Jornada Espacial, evento destinado aos alunos que obtiveram os melhores resultados nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2018.

Exposições sobre eletromagnetismo, astronomia, mecânica, fluídos além de atrações como gerador de Van de Graaf, bolhas esculturais, máquina eletrostática de Wimshurst, trem da inércia, super looping, balança interplanetária, túnel de sensações, concha acústica, bolha cilíndrica, basquete giratório e harpa de tubos, são algumas das atividades disponíveis para os visitantes.

O espaço conta ainda com um planetário digital, que proporciona aos visitantes a sensação de uma viagem espacial.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Mais de 60 alunos do 1º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos foram classificados na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2018. Os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze serão contemplados em solenidade realizada na quinta-feira (6), às 9h, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

Realizada no mês de maio, a XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), contou com a participação de mais de 700 mil estudantes de todos os Estados da federação, envolvendo 8.499 escolas e 54.690 professores. Com 21 anos de existência, a OBA acumula a participação de 9.441.347 alunos.

Serviço

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’

Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente com agendamento)

Sábado: aberto à população das 10h30 às 14h30 (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

Para melhor aproveitamento da visita monitorada, aos sábados, dependendo do número de visitantes os portões poderão fechar às 13h30. A visita monitorada dura em média 45 minutos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania