Seminário de comércio exterior atrai empresários da região
Atualizado em 04/12/2018 - 18:43
Secomex  FAAP  04 12 2018
O Portal Único de Comércio Exterior foi um dos principais temas abordados durante o Secomex - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Cerca de 80 empresários do Vale do Paraíba e litoral norte vinculados aos setores de exportação e importação participaram, nesta terça-feira (4), do 1º Secomex (Seminário de Comércio Exterior do Vale), em São José dos Campos. O evento teve apoio da Prefeitura e foi realizado na Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado).

Um dos principais temas abordados durante o seminário foi a instituição pelo governo federal do Portal Único de Comércio Exterior. Segundo Renato Agostinho, do Departamento de Operações de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria e Comércio o portal visa a desburocratização do sistema de exportação e importação,  tornando os procedimentos mais eficientes por todos setores do próprio governo federal, envolvidos com o comércio exterior.

Outro assunto que mereceu a atenção dos presentes foi com relação ao drawback, que é o regime especial aduaneiro que pode reduzir significativamente a carga tributária das empresas exportadoras.

Sobre os regimes especiais aduaneiros e sua importância para as empresas importadoras e exportadoras, a apresentação ficou a cargo de Alessandra Monteiro, do Departamento de Logística da Embraer.

“Tivemos um excelente nível técnico na apresentação deste seminário que foi fundamental para muitas empresas, como a minha, que atua na área de transportes”, disse Alexandre Aparecido de Oliveira, do Grupo Dall Cargo.

“Foi um evento técnico e de conhecimentos para os profissionais do comércio exterior”, afirmou Tiago Espíndola, presidente da Apcex (Associação para Promoção do Comércio Exterior), responsável pela organização do seminário.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×