Projetos e serviços chamam atenção do público em Mostra Tecnológica do Cephas
Atualizado em 04/12/2018 - 14:13
projetos mostra
Durante a Mostra, foram disponibilizados, aos visitantes, serviços nas áreas de Saúde e Cidadania - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Alunos, familiares e comunidade participaram, na última sexta-feira (30), da Mostra Tecnológica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que apresentou projetos de conclusão de estudantes dos cursos de química, administração, enfermagem, eletrônica, mecânica, hospedagem e manutenção de aeronaves. Durante a Mostra, foram disponibilizados, aos visitantes, serviços nas áreas de Saúde e Cidadania. Toda a recepção do evento ficou a cargo do curso de hospedagem.

Para os alunos de administração, o desafio foi apresentar planos e propostas para incentivar as pessoas a poupar e realizar investimentos no mercado financeiro. As pessoas responderam um questionário cujo resultado apontava o seu perfil, quanto aos consumos e hábitos. De posse desses dados, os estudantes davam dicas de como ampliar o patrimônio, qual o melhor tipo de investimento ou como equilibrar as finanças pessoais.

Bárbara Eurídice Machado, 17 anos, disse que é muito importante abrir as portas da escola para a comunidade para que ela conheça de fato como funciona e perceba que os alunos estão preocupados em buscar alternativas que facilitem o dia a dia das pessoas.

Bárbara tem razão ao afirmar que a escola prepara os alunos para desenvolver um trabalho que realmente faça a diferença na vida das pessoas. Foi assim com a cadeira de rodas elevatória, desenvolvida pelos alunos de mecânica, que permite que o portador de paraplegia “fique em pé” através de um sistema de dobradiças e um motor de portão elétrico que foi adaptado para a função, possibilitando o acesso aos  lugares mais altos.

Mariana Evelyn da Silva, 18 anos, do Bosque dos Eucaliptos, na região sul, elogiou a organização da Mostra e disse que compareceu para prestigiar porque tem muitos amigos que estudam na escola. “Eu gostei de tudo, mas gastei parte do meu tempo apreciando os experimentos de química".

Os estudantes do curso de química criaram um vinho de laranja, fermento orgânico e o kombucha - um chá fermentado com colônia de bactérias e scooby. Os visitantes fizeram degustação dos produtos.

Serviços

Os alunos do curso de enfermagem realizaram aferição de pressão, testes de glicemia, orientações sobre câncer de próstata, Aids e primeiros-socorros, exame para analisar a composição corporal que indica a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura (bioimpedância).

Os interessados puderam elaborar currículo e tirar a carteira de trabalho, atualizar os dados cadastrais, no estande do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Para Alexandre José Machado, estudante de enfermagem, a passagem para a atualização do cadastro no estande do Posto trouxe uma surpresa que o deixou emocionado. Ao atualizar os dados, ele encontrou uma vaga compatível ao seu perfil profissional e já saiu com uma entrevista de emprego agendada.

“Eu não acreditei quando o atendente me disse que tinha uma vaga e que eu ia sair com a carta de encaminhamento para uma entrevista de trabalho na minha área. Estou muito feliz e esperançoso de conseguir esse trabalho”, disse.

Para quem procurava uma vaga como estagiário, as opções de inscrições ampliaram as oportunidades, com a participação de agências em agências de estágio (CIEE, ACAEP, ABRE e Super Estágios).

Teve ainda orientações e informações de como se tornar um empreendedor, com o Sebrae Móvel, tecnologia embarcada em um dirigível móvel. Uma fila se formou para “fazer um voo” à bordo do simulador de voo de um  F-16.

Projetos Arquitetônicos

Todos os anos, os alunos do curso de edificações desenvolvem projetos arquitetônicos completos com as maquetes físicas e digitais, desenhos, relatórios de planejamento da obra e planilha de custos, que passam por uma banca avaliadora.

A banca formada por engenheiros e arquitetos avaliou a originalidade, criatividade, viabilidade, sustentabilidade e funcionalidade social e validou o Ateliê da Beleza como o melhor projeto arquitetônico da Mostra. Entre os projetos apresentados estavam um camping em São Francisco Xavier, uma fábrica de tijolos ecológicos e residências - todos com foco na sustentabilidade e acessibilidade.

Os alunos de edificações se responsabilizaram pela oficina de maquete mirim que permitiu às crianças a possibilidade de construírem suas casas em 3D. Além de divertida, a oficina proporcionou o desenvolvimento lúdico da matemática, desenvolvendo a visão espacial e noções de proporção, como foi o caso de Daniel Lucas da Silva, 6 anos. Ele disse que não demorou muito para fazer a casa e que o mais difícil foi deixa-la em pé.

Para a responsável pedagógica do Cephas, Ruth Zorneta, a Mostra Tecnológica surpreendeu com a qualidade dos projetos, com as experiências desenvolvidas e a ampla participação do público o que mostra que a escola está cumprindo o seu papel na formação de nossos jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José. 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas