Prefeitura completa quadro do programa Mais Médicos até a próxima semana
Atualizado em 04/12/2018 - 17:38
Ubs Resolve Campos de São Jose 23 03 2018
A UBS Campos de São José já está funcionando com o profissional do programa Mais Médico, que chegou para recompor a equipe da Estratégia Saúde da Família - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Mais 9 médicos inscritos no programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram nesta semana para recompor as equipes da Estratégia Saúde da Família, em substituição aos 20 cubanos que encerraram suas atividades na rede municipal de saúde no final do mês passado.

Agora, já são 10 profissionais, todos brasileiros, atuando no município. A primeira médica começou a trabalhar na semana passada, vinculada à UBS do Alto da Ponte. Os 9 que chegaram esta semana foram designados para as unidades do Buquirinha, Alto da Ponte, Vila Paiva, Interlagos, Jardim São José II e Campos de São José.

Ainda faltam 10 médicos para se apresentar. Até sexta-feira (7) deverão chegar mais 4 profissionais. Os demais estão em fase de apresentação da documentação exigida no edital. A previsão é que todos os 20 médicos habilitados já estejam trabalhando no município até o dia 14 de dezembro, segundo o edital do programa.

Até que todas as 44 equipes estejam recompostas, a Secretaria de Saúde garante que será mantida a assistência integral dos pacientes, por meio dos médicos credenciados pelas empresas que prestam serviços para a Prefeitura na área da atenção básica.

As 44 equipes do programa são vinculadas a 14 unidades básicas de saúde: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São José II, Parque Interlagos, Parque Novo Horizonte, Putim, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Novo Horizonte, por meio das unidades avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde.

Atualmente, 143 mil pessoas estão cadastrados junto a essas unidades, recebendo acompanhamento regular pelas equipes do programa.