Prefeitura auxilia processo de transição da educação infantil para o fundamental
Atualizado em 04/12/2018 - 12:05
Estudantes do 1º ao 9º ano da Emef Elizabete de Paula Honorato recebem alunos da Educação Infantil
Estudantes do 1º ao 9º ano Emef Profª Elizabete de Paula Honorato preparam uma série de atividades para cerca de 200 alunos da educação infantil - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 200 alunos da Emei José Madureira Lebrão, localizada no Jardim Mariana II, região leste de São José dos Campos, aguardam ansiosos a próxima quinta-feira (6). O motivo de tanta expectativa é uma visita até a Emef Profª Elizabete de Paula Honorato, na mesma região.

A atividade, que faz parte do processo de transição dos alunos da educação infantil para o fundamental, contempla um circuito pelos espaços físicos da escola. O tour vai contar ainda com apresentação de judô, capoeira, lanche e, por fim, os pequenos visitarão a horta e plantarão mudas de girassol.

Todas as atividades serão realizadas pelos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato com a supervisão dos educadores.

Em 2019, cerca de 8 mil alunos da rede municipal irão migrar da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Com o objetivo transformar a mudança de fase em um processo prazeroso e tranquilo, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realiza um processo de transição com visitas dos alunos da educação infantil às escolas de ensino fundamental. A ação conta com palestras, apresentação teatral e roda de conversa.

O ensino fundamental é compartilhado entre as redes estadual e municipal. Área de abrangência de até dois quilômetros e disponibilidade de vaga são os critérios que definem onde o aluno vai cursar o ensino fundamental.

Educação Infantil

Conforme o artigo 29 da Lei de Diretrizes de Base, a escola tem o compromisso de propiciar às crianças, por meio de propostas lúdicas que envolvam os eixos – brincadeiras e interações, o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

As propostas da Educação Infantil da rede municipal de São José dos Campos são planejadas considerando as características de cada faixa etária, as necessidades individuais e coletivas, bem como a organização do tempo e espaço, afim de que promovam aprendizagens significativas.

Serviço

Emef Profª Elizabete de Paula Honorato recebe cerca de 200 alunos da Educação Infantil

Data: 06/12/18

Local: Rua Aurélio P. Castellanos, 124 - Jardim Mariana I, região leste