Museu Municipal recebe duas apresentações pelo projeto ‘Música no Museu’
Atualizado em 04/12/2018 - 18:45
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Marcelo Naves e Danilo Simi fazem show nesta quarta-feira e Acácio Oliveira na próxima, dia 12 - Foto/Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu Municipal de São José dos Campos, na região central, abre espaço, mais uma vez, para duas apresentações do projeto ‘Música no Museu’, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Elas acontecem nesta quarta-feira (5), com ‘Lendas do Blues’, e na próxima (12), com o violonista Acácio Oliveira, sempre às 20h, com entrada franca.

‘Lendas do Blues’ tem os músicos Marcelo Naves e Danilo Simi no comando e contará com a participação especial do gaitista e cantor indiano Aki Kumar. O repertório vai das primeiras gravações registradas na década de 30 e 40, por artistas como Robert Johnson e W.C Handy, passando pelos que fizeram história nas décadas de 50 e 60, como Muddy Waters, B.B. King e Buddy Guy, até os tempos atuais.

Segundo Danilo, a ideia do show nasceu da vontade de resgatar e manter vivo o blues, que ajudou no surgimento de tantos outros estilos musicais, como o rock, o jazz e até o pop. “Queremos que, cada vez mais, o público conheça este ritmo musical e pelo fato do show ser gratuito, acreditamos que as pessoas têm essa possibilidade”, enfatizou Danilo.

O violonista Acácio Oliveira interpretará em sua apresentação grandes obras do repertório clássico e popular. O recital é uma viagem do clássico para o violão, passando por todos os períodos, barroco, clássico e contemporâneo. “Acho que será uma noite muito proveitosa, tanto para o artista, quanto para o público”, contou o violonista.

Perfis

Com mais de 15 anos de carreira, Naves e Simi estão entre os maiores e mais respeitados músicos do cenário do blues nacional. Já participaram de grandes festivais e eventos especializados no Brasil, tendo se apresentado também em outros países como México e Polônia. Também participaram do Programa do Jô, Todo Seu, entre outros.

Acácio de Oliveira é violonista e fundador e diretor presidente do Conservatório Musical Villa-Lobos, de São José dos Campos, desde 1980. Iniciou seus estudos de violão aos 11 anos de idade. Em 1977 ganhou o prêmio de melhor instrumentista no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Realizou diversos concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos.

Museu Municipal de São José Dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro