Alunos do Cephas desenvolvem técnicas para atrair investidores
Atualizado em 04/12/2018 - 18:18
Pitch
Os alunos do curso de administração treinam a técnica do Pitch (convencimento) durante dinâmica ao ar livre - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Você tem uma boa ideia ou um projeto em andamento? Se você tivesse frente a frente com um investidor, você conseguiria vender a sua ideia em 5 minutos e convencê-lo a fazer um bom investimento? Esse será o desafio de alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Do lado do investidor estarão nomes de peso como Sebrae, Nexus, Assecre, Quero Educação, Globo Usinagem e Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).

O Pitch Empreendedor é uma parceria com o Invoz (Integrando Vozes para o Futuro) e será realizado nesta quarta-feira (5), às 18h30, no auditório da escola – Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 – Floradas de São José. 

Durante o Pitch, os alunos deverão, em 5 minutos, fazer um panorama do mercado (mostrando potencial e tendência crescimento), apresentar o produto, comparar com a concorrência e realçar vantagens / diferenciais, dados financeiros e rentabilidade e o ponto de equilíbrio (break even point), além de apresentar o resultado de uma pesquisa de aceitação do produto no mercado, a composição da equipe e qual o valor para o desenvolvimento do negócio (payback).

Durante o evento será selecionado o melhor projeto, desenvolvido durante este ano pelos estudantes dos cursos técnicos de química, edificações, administração e mecânica.

Entre os experimentos estarão sob avaliação uma cadeira de rodas elevatória para portadores de paraplegia, uma empresa de churrasco delivery; uma curvadora de tubos móvel, além de um camping ecológico com total infraestrutura em São Francisco Xavier.

Os alunos do curso de química vão apresentar dois produtos: a produção de uma bebida fermentada, levemente gaseificada, probiótica denominada Kombucha e como produzir álcool, a partir do caroço de abacate, para uso cosmético.

O Pitch Empreendedor é uma iniciativa piloto do Invoz, que tem o engenheiro Ozires Silva como mentor e que pretende buscar parcerias para alavancar negócios que tenham saído dos espaços acadêmicos, como o Cephas, por exemplo.

Definição de pitch

O pitch é uma breve apresentação para que novos negócios possam atrair a atenção de investidores e clientes. Não é necessariamente uma reunião de negócios, mas o objetivo é que esse seja o primeiro passo para concretizar o investimento ou o negócio.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas