Mais de 60 pessoas concluem oficinas de plantas e alimentos não convencionais
Atualizado em 06/12/2018 - 13:47
Entrega de certificados PANC
Participantes das oficinas de Plantas e Alimentos não Convencionais recebem certificados de participação - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“Pela primeira vez, tive a oportunidade de conhecer alimentos que eu nem sabia que existia. Sou cozinheira, já estou colocando essas plantas nas minhas receitas e as pessoas estão amando. E na minha casa também já estamos comendo essas delícias. Quem não quer uma alimentação mais saudável?”. Foi com esse entusiasmo que Maria Lúcia Dias Corrêa, moradora do bairro Jardim Paulista, recebeu o certificado de conclusão das oficinas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nesta segunda-feira (3).

Ao todo, mais de 60 pessoas participaram dos quatro módulos, oferecidos pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, durante este ano, em várias unidades dos Cras (Centro de Referências da Assistência Social).

“Quando fiquei sabendo dessas oficinas, resolvi logo me inscrever, primeiro por curiosidade de conhecer alimentos diferentes e depois, sabendo do nutrientes que eles têm, fiquei ainda mais empolgada para inserir esses ingredientes nas refeições diárias da minha família”, concluiu Rosângela Gorgonio Amorim de Sales, moradora do bairro Galo Branco.

No evento, que aconteceu no CAEB - Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Estrada Dr. Bezerra de Menezes, 1250 Torrão de Ouro), os alunos, além de receberem os certificados, assistiram uma apresentação do grupo Passarinheiros, participaram da abertura oficial da horta de PANCs e ainda degustaram um delicioso lanche feito com alimentos não convencionais.

Mais do que aprender a cozinhar, nas oficinas os participantes tiveram a oportunidade de saber como identificar as espécies de plantas, conhecer os valores nutricionais e entender como podem ser usadas no dia a dia. 

Nos cursos, cada participante recebia uma cartilha com receitas de PANC do módulo apresentado, contendo informações sobre benefícios, nutrientes e orientações sobre o cultivo. Tudo com uma linguagem acessível. Quem tiver interesse nas receitas é só acessar o site da Prefeitura, nos serviços dos Cras que terá acesso a essas cartilhas completas dos quatro módulos.

Em 2019, a Prefeitura dará continuidade às oficinas.

Oficina Panc

A oficina de Plantas e Alimentos não Convencionais destaca os alimentos que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo é ensinar as pessoas a identificar esses produtos, que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes.

Por meio de exemplares que são apresentados, os participantes podem explorar os quatro sentidos – visão, tato, olfato e paladar – para o reconhecimento dessas plantas e usá-las na alimentação diária.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão