Usuários das UBS's já realizam atividade física nas academias ao ar livre
31/08/2018 - 16:09
Saúde
Usuários do projeto Caminhar das UBS's já começaram a frequentar as academias ao ar livre - Foto: PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

Os usuários das unidades básicas de saúde do Jardim Satélite, Parque Industrial e Santana, nas regiões sul e norte, respectivamente, foram os primeiros a receber a integração dos projetos Caminhar e Cidade em Movimento.

A união dos projetos, que começou nesta semana, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Esporte e Qualidade de Vida, que visa ampliar o atendimento oferecido à população e estimular a prática da atividade física em prol de uma vida mais saudável.

Com a nova proposta, os professores do “Cidade em Movimento” passam a integrar o Projeto Caminhar. Os pacientes cadastrados no Projeto Caminhar passam a realizar as atividades dentro das academias ao ar livre, que possuem equipamentos de ginástica como surfe, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada.

A primeira unidade a receber o programa foi a UBS do Jardim Satélite, no dia 28 de agosto, que realizou 28 avaliações físicas nos participantes. Até o dia 10 de setembro, o programa estará funcionando nas unidades de Dom Pedro, São Judas Tadeu, Jardim da Granja, Altos de Santana, Interlagos e Vila Nair, atendendo cerca de 400 munícipes.

Nas academias, os participantes também têm à disposição os testes físicos promovidos pelo CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), chamado ATI em Ação, que proporcionará testes de equilíbrio, de marcha e de flexibilidade.

Um primeiro teste é realizado no início do programa e um segundo está previsto para dezembro, para acompanhamento e avaliação da melhora no condicionamento físico do paciente.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde