Professores do Cephas se preparam para certificação do Google
Atualizado em 01/09/2018 - 10:46
Inicio das aulas Cephas
O objetivo do Cephas é se tornar escola modelo, referência na cidade de São José dos Campos na Google For Education - Foto: PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

Um grupo de professores do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) deu início aos trabalhos de capacitação para certificação Google For Education -- uma solução tecnológica do Google que facilita o ensino do professor e, consequentemente, potencializa a aprendizagem do aluno, durante as aulas.

O objetivo do Cephas é se tornar escola modelo, referência na cidade de São José dos Campos na Google For Education. O processo não é tão simples, pois são várias etapas até a escola conseguir esse nível de excelência.

O primeiro passo foi dado nesta semana, quando os professores se reuniram com a equipe gestora e abraçaram o desafio de se tornarem pioneiros nesta fase do aprendizado.

Quatorze profissionais têm até o mês de novembro para estudar e garantir a certificação de nível 1, o que viabilizará a estes a possibilidade de darem o passo para o certificado nível 2. Para que se torne uma referência é necessário que os profissionais estejam certificados e que os alunos estejam inseridos no processo, utilizando as ferramentas e desenvolvendo ações que validem a certificação.

Os educadores devem cumprir o cronograma de aprendizagem (itinerário formativo) disponibilizado em uma plataforma denominada Teacher Center. Após fazerem os exercícios propostos eles realizarão uma prova, programada para o mês de novembro, onde serão exigidos os conteúdos do curso.

O Google For Education dará subsídios para que os professores conheçam softwares do GSuit For Education que são disponibilizados gratuitamente que proporcionam o mesmo resultado que softwares que se paga uma fortuna. No curso de Administração, por exemplo, o professor poderá utilizar o Google Planilhas, para controles financeiros, criação de indicadores para planejamento, entre outros.

O professor Giuseppe Hilário Neto, que leciona no curso de Administração, disse que essa é uma oportunidade de aprender mais sobre ferramentas educacionais digitais. “Podemos tornar as aulas mais lúdicas e mais interessantes e esse aprendizado é um fator importante para gerar mais eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, nossos alunos poderão agregar mais valor às empresas onde trabalharem e enaltecer ainda mais a formação e o nome da nossa escola”.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional , oferecendo cursos técnicos gratuitos e  de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.