Prefeitura aplica carrapaticida e amplia ações preventivas na zona norte
Atualizado em 31/08/2018 - 18:33
Aplicação de Carrapaticida  no Residencial Caminho das Montanhas Zona Norte  31 08 2018
Funcionário da Prefeitura durante aplicação de carrapaticida no Boa Vista; mutirão também contou com roçada e retirada de entulhos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (31) a aplicação de carrapaticida em áreas de mata próximas às residências do Conjunto Residencial Boa Vista, na zona norte.

O serviço foi executado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, a exemplo do que já havia sido feito no Parque da Cidade na terça-feira (28).

O trabalho na região integra uma força-tarefa das secretarias de Saúde e de Manutenção da Cidade.

Além da pulverização, as equipes de manutenção e do Centro de Controle de Zoonoses estiveram no local realizando trabalhos de roçada, limpeza e retirada de entulhos de terrenos e distribuição de material educativo aos munícipes.

Na quinta (30) e nesta sexta, foram retirados seis caminhões com entulhos.

Pesquisa

No Parque da Cidade, a Prefeitura instalou banners com orientações sobre os cuidados que os frequentadores devem tomar em relação aos carrapatos. Também foi feita análise acarológica nas áreas próximas ao lago.

A pesquisa vai permitir conhecer qual é a espécie de carrapato e se há exemplares contaminados com a bactéria que causa a febre maculosa. O material foi encaminhado para análise da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que vai indicar se estão infectadas ou não.

Orientação

Além das ações junto à população, a Prefeitura distribuiu nesta semana para todos os serviços públicos e privados de saúde um informe técnico sobre a febre maculosa. O material vem para auxiliar os médicos e demais profissionais da área sobre os cuidados que devem ter com a doença.

Outra recomendação é que o doente, ou o responsável, informe ao médico se teve contato com carrapato nos dias anteriores ao aparecimento dos primeiros sintomas. Esse relato é importante porque a febre maculosa apresenta quadro clínico semelhante ao de outras doenças virais e bacterianas, como leptospirose, febre tifoide, febre amarela, dengue. A informação correta ajuda na confirmação do diagnóstico.

Febre maculosa

A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. A febre maculosa brasileira é adquirida pela picada do carrapato infectado com Rickettsia e a transmissão, geralmente, ocorre quando esse carrapato permanece ou esteve aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas.

O hospedeiro mais comum é a capivara. Por isso, é importante evitar o contato direto com elas. Não é só esse roedor que abriga o carrapato. Animais de grande porte, como cavalos, também podem representar riscos.

O diagnóstico e início imediato do tratamento são essenciais para evitar as formas mais graves da doença e até mesmo a morte. A febre maculosa tem cura.

Após a picada do carrapato, os sintomas começam a aparecer entre 2 e 14 dias (média de 7 dias).

Os principais sintomas são: dor de cabeça, dor no corpo, febre, calafrio e pontinhos avermelhados nas mãos e nos pés. Nesse caso, procure a unidade de saúde mais próxima e avise o médico se você frequentou parques, matas, florestas, rios, lagos e cachoeiras.

Saiba como se prevenir

• Use roupas claras e com mangas compridas para facilitar a visualização de carrapatos.
  • Use calças compridas, colocando a parte inferior por dentro de botas, preferencialmente de cano longo e vedadas com fita adesiva de dupla face.
  • Examine o próprio corpo a cada três horas a fim de evitar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido eles forem retirados, menor a chance de infecção.
  • Não esmague o carrapato com unhas, pois ele pode liberar bactérias e infectar partes do corpo com lesões.
  • Para retirar o carrapato da pele, use uma pinça.
  • Evite sentar ou deitar em gramados nas atividades de lazer, como caminhada, piquenique e pescaria.