PEV da zona sudeste abre à comunidade nesta segunda-feira
Atualizado em 03/09/2018 - 10:25
PEV Santa Luiza  Região do Putim   31 08 2018
Funcionários nos preparativos finais para abertura do PEV da zona sudeste: unidade será modelo de sustentabilidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

O PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) do Jardim Santa Luzia, o primeiro da zona sudeste e o 13º de São José dos Campos, será aberto à comunidade nesta segunda-feira (3).

O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

É a primeira unidade no conceito Eco-PEV, com inovações do ponto de vista ambiental. É uma instalação modelo de sustentabilidade, incluindo parede de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos.

No espaço, também foi construído um galpão para práticas de educação ambiental com a comunidade, incluindo oficinas de reutilização de materiais recicláveis, compostagem e princípios de carpintaria.

O objetivo é que, além de receber materiais descartados, seja referência de boas práticas ambientais para a comunidade local mostrando que praticamente tudo pode ser reaproveitado, agregando valor aos materiais e evitando-se impactos ambientais.

Novas unidades

A implantação de novos PEV's integra o Plano de Gestão da atual Administração. A instalação do PEV da região do Putim foi realizada em conjunto pelas secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade.

Também neste ano deverá estar à disposição da população uma unidade no distrito de São Francisco Xavier, que será a terceira da zona norte.

Aprovação popular

As melhorias implementadas pela atual Administração nos 12 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) foram aprovadas pela população e contribuíram para a ampliação do atendimento, resultando no recolhimento de 28.923,5 toneladas de resíduos de entulho e lixo no primeiro semestre deste ano.

O bom resultado representa um aumento de 9% na comparação com o mesmo período de 2017, quando foram entregues 26.537,5 toneladas.

Nos 18 primeiros meses da atual Administração, foram recebidas 85.131 toneladas de resíduos de entulho e lixo.

A abertura das unidades também aos domingos, medida adotada em novembro último, foi o principal fator para aumento do número de frequentadores.

No trabalho de ampliação do combate ao descarte irregular de lixo também foram fechados 17 entulhódromos nas zonas sul, leste e sudeste.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas pode acarretar multas de até R$ 15 mil (lei municipal 7815/09 e lei municipal 8206/10).

Melhorias

Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para materiais. O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

Os PEV's facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A operacionalização é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, que recebe, separa, armazena e promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Funcionamento dos PEV's

Horários:

• Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
  • Domingo, das 8h às 12h

Locais:

Sudeste

• Santa Luzia/Putim | Avenida Vicente Brandão Ferreira, 293 (Santa Luzia)

Sul

• Campo dos Alemães | Avenida dos Evangélicos, 601
  • Dom Pedro 2º | Rua Trinta e Sete, 130
  • Residencial Gazzo | Rua Arcílio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colônia Paraíso)
  • 31 de Março | Rua Guidoval, 100