Cephas abre mais de mil vagas em cursos de formação continuada
Atualizado em 31/08/2018 - 14:45
Abertura de matriculas pra varios cursos do cephas
O objetivo é oferecer oportunidades para que as pessoas possam ampliar e aprimorar conhecimentos - Foto: Beto Faria/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

O Núcleo de Formação Continuada do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) completa um ano de funcionamento, neste sábado (1º), e comemora o expressivo número de 1.300 vagas em cursos de formação disponibilizados para a população de São José dos Campos, em parceria com o Qualifica. O objetivo é oferecer oportunidades para que as pessoas possam ampliar e aprimorar conhecimentos.

Além dos conhecimentos adquiridos, este aprendizado despertou em alguns alunos o interesse em empreender, como é o caso do autônomo em manutenção Aldair Donizetti da Silva, 37 anos, morador da Vila Tesouro, na região leste. Após as aulas, no curso de Imposto de Renda ele fez a própria declaração e ainda recebeu pedidos de alguns amigos para efetuar o serviço.

“O curso foi muito esclarecedor e aprendi bem a fazer a 'declaração simplificada', além de ficar muito atualizado com relação às novas normas da Receita Federal. Acredito que, no futuro, posso me aprimorar um pouco mais e garantir até uma renda extra”, disse Silva.

A experiência em participar dos cursos livres do Cephas também foi enriquecedora para Ana Paula Drago, 37 anos, moradora do Parque Industrial, na região sul. Ela aproveitou as aulas de redação empresarial e salientou a importância de aprimorar a questão da escrita, da verificação e análise de textos.

Não foi diferente para morador do Jardim Telespark, zona norte, Thiago Pamplona Faria Lemos, 30 anos. Ele participou das aulas de Norma Regulamentadora NR-18 que serviram como complementação à sua formação anterior sobre as normas de segurança no trabalho. “Eu já tinha feito a NR33 e a NR34, mas com um carga horária bem pequena. Neste curso do Cephas nós passamos seis dias estudando. Eu gostei muito e já estou me preparando para participar dos próximos”, afirmou.

Os cursos

No segundo semestre de 2017, foram disponibilizadas 720 vagas em cursos como CAD 2D, Familiarização em Aeronáutica, Aprovação de Edificações, entre outros. Já no primeiro semestre deste ano  foram ofertados 586 vagas em cursos de Eletrônica embarcada em veículos, Norma Regulamentadora - NR18 para quem atua na área de construção civil e Tratamento de Águas e Efluentes, entre outros.

Um curso que chamou bastante a atenção do público, neste ano, foi o de Declaração de Imposto de Renda, onde os alunos receberam conhecimentos sobre como fazer uma declaração completa ou simplificada de Pessoa Física, além de identificar impostos a recolher e a restituir.

Núcleo de Formação Continuada

Lançado em 1º de setembro de 2017, o Núcleo é responsável pela oferta de cursos de formação inicial e continuada.

Sobre o Cephas

Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), o Cephas oferece formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos de nível médio.