Alunos da rede municipal aprendem a economizar energia elétrica
Atualizado em 31/08/2018 - 13:53
A iniciativa tem o objetivo de ensinar de forma lúdica e divertida estudantes da educação básica de ensino conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade
A iniciativa tem o objetivo de ensinar, de forma lúdica e divertida, estudantes da educação básica sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 5 mil alunos de São José dos Campos participam das atividades do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas até o dia 6 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de ensinar, de forma lúdica e divertida, estudantes da educação básica de ensino os conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade.

No caminhão-laboratório, os alunos vivenciam uma série de experimentos aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como utilizar melhor os equipamentos elétricos. Os alunos são orientados também de como é possível economizar e reduzir o valor da conta com mudanças de hábito dentro de casa.

A primeira escola a receber o caminhão foi a Emef Professora Vera Lúcia Carnevalli Barreto, localizada em Santana, região norte. O projeto percorrerá outras seis unidades: Emef Vera Babo de Oliveira, Cecoi Célio Lemos, Emef Sebastiana Cobra, Emef Hélio Walter Bevilacqua, Emef Professora Luzia Levina Aparecida Borges e a Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas).

Para a estudante Letícia Rodrigues, 8 anos, além de contribuir com o meio ambiente, a economia com a energia vai impactar também no orçamento da família. “É importante economizar energia para usar o dinheiro para pagar outras contas”, disse. Já Matheus Henrique de Almeida tem na ponta da língua o tempo ideal para um banho. “O banho ideal é de cinco a sete minutos”, afirmou.

As atividades dentro do caminhão animaram muito a turma, a atração principal ficou por conta do Gerador de Van der Graff, que  produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra. Tainara dos Santos foi a escolhida para fazer uso do experimento. "Fiquei um pouco assustada no começo, quando percebi que a eletricidade que passava pelo meu corpo não dava choque, perdi o medo e me diverti bastante”.

Após a visita ao caminhão, os estudantes receberam adesivos com dicas de economia e uma miniatura do caminhão da Boa Energia para poder ser montada em sala de aula.

Projeto Boa Energia

O laboratório sobre rodas da EDP é uma ação do Projeto Boa Energia nas Escolas, que integra o Programa de Eficiência da EDP. Para ampliar as possibilidades de conscientização dos alunos, professores das escolas participantes do projeto são capacitados sobre o tema. Em São José, 36 educadores passaram por um curso de capacitação de 40 horas/aula para receber orientações sobre formas de trabalhar os assuntos em sala de aula.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania