600 alunos participam de desfile em comemoração aos 141 anos de Eugênio de Melo
Atualizado em 01/09/2018 - 11:08
Educação e Cidadania
O desfile cívico acontecerá neste domingo (2), na avenida Ambrósio Molina - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 600 alunos representarão 9 escolas municipais de São José dos Campos no desfile cívico em comemoração aos 141 anos do distrito de Eugênio de Melo. O desfile cívico acontecerá neste domingo (2), na avenida Ambrósio Molina.

A Educação Infantil leva para avenida temas como: Comunidade Leitora, Projetos literatura na Educação Infantil, Eu Faço Parte Dessa História, Contos de Fada e Musicalização. Já o Ensino Fundamental abordará os programas: Aprendendo Sobre Florestas, Revitalização de Nascentes e Comunicação Não Violenta.

O desfile vai contar ainda, com a apresentação da Banda Marcial da Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza. Sob a supervisão e regência do Maestro Hebert Bassi de Souza, a banda conta com 65 componentes atuantes na prática instrumental e 65 em fase de desenvolvimento teórico musical. A BAMOA tem como foco o ensino e o desenvolvimento da música como Arte e Cultura Social.

O evento terá também um pelotão representando o Proerd, programa desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo que tem como objetivo a prevenção às drogas e fortalecimento de Valores Morais.

Além do desfile, haverá também neste final de semana uma ampla programação cultural para comemorar o aniversário do distrito.

Escolas participantes:

EMEF PROFº LUIZ LEITE

EMEF PROFº MOACYR BENEDICTO DE SOUZA

IMI PROFª ELIANA DE OLIVEIRA SANTOS CRUZ

CEDIN –  AMÁLIA BONDESAN

EMEI PROFº LUIZ SUNDFELD

EMEI NORMA LÚCIA

EMEI JOSÉ PURCINI

A EMEF PROFª ROSA TOMITA

EMEF POSSIDÔNIO DE FREITAS

Segurança no evento

A Prefeitura de São José dos Campos organizou um esquema de segurança para os eventos de aniversário do distrito de Eugênio de Melo. A Secretaria de Proteção ao Cidadão vai mobilizar agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais (DFPM) e da Defesa Civil.

A GCM reforçará a segurança nos próprios públicos, colocando um guarda a mais na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e no Centro Poliesportivo local. Além disso, uma viatura circulará entre os locais de festividades. No total, 20 agentes da GCM, por dia, reforçarão a segurança dos eventos.

O DFPM terá 16 fiscais atuando durante para coibir e fiscalizar atividades comerciais irregulares. Serão quatro na sexta (31), e seis no sábado (1º) e domingo (2).

A Defesa Civil disponibilizará uma equipe de cinco agentes nas festas e cinco no desfile cívico. A tarefa das equipes é realizar atendimentos em caso de acidentes e responder com o primeiro contato em emergências, aguardando a chegada do Samu ou do Corpo de Bombeiros.

- Para acionar o policiamento, ligar 190.

- Em caso de irregularidades no comércio, a ocorrência pode ser denunciada pelo fone do DFPM: 3904-4120.

- As demais denúncias e reclamações podem ser feitas no telefone 156.

Colaborou:

Jornalista Wagner Matheus